Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

13 de Fevereiro – Dia Mundial do Rádio e Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército

Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de Fevereiro.

A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.

Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.

A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.

Origem do Dia Mundial do Rádio

Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.

Neste dia 13 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Serviço de Assistência Religiosa (SAREx). A data é uma homenagem ao dia do nascimento do Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando, Patrono do SAREx. Integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), sua história ficou marcada devido a dedicação de sua vida aos militares, levando-lhes a luz e o conforto da fé, principalmente em ocasiões de combate.

Criado nos Estados Unidos, em 2008, o Dia Internacional do Preservativo é uma iniciativa da AIDS Health Care Foundation, comemorado em 13 de fevereiro, véspera do Valentine’s Day, Dia dos Namorados em vários países.

A importância do uso do preservativo nas relações sexuais e do acesso gratuito à população já não é novidade no Brasil. O Ministério da Saúde já distribui as camisinhas masculinas e femininas para todo o país e realiza ações que reforçam os efeitos positivos de seu uso na prevenção ao HIV e outras IST.

No Brasil, somente em 2020,  foram distribuídos 354,7 milhões de preservativos masculinos e 15,8 milhões de camisinhas femininas para todo o país.

A data reforça a importância do sexo seguro e incentiva o uso de preservativos como uma forma de amor e respeito.

COMPARTILHE AGORA MESMO