Prefeitura leva projeto ´Vida Saudável´ ao Dorcelina Folador

COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL
A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de saúde, está iniciando a realização de projeto voltado a garantir melhor qualidade de vida nas áreas rurais, buscando levar atividades físicas, orientações sobre alimentação. As atividades já tiveram início através da equipe Itinerante que desenvolve atendimento na área rural de todo o município. O trabalho foi apresentado inicialmente no grupo Antonio João com o projeto Vida Saudável  onde o objetivo é incentivar a toda comunidade uma qualidade de vida melhor com orientações, palestras, lazer e exames periódicos. Agora, a ação foi levada ao assentamento Dorcelina Folador, onde ocorreram intensas atividades no último dia 1º.
Todos terão acompanhamento a cada quinze dias com nutricionista , enfermeira e dentista. Essa ação será realizada também nos assentamentos Dorcelina e Nova Era durante 90 dias sendo 7 encontros. Ao final das atividades, será sorteada bicicleta na comunidade.
O atendimento de saúde na área rural vem sendo destaque. No ano passado, o programa ´Saúde Mais Perto de Você´ foi levado ao distrito. Além disso, a Prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, e a UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, através de seu Hospital Universitário, desenvolveram várias atividades no Distrito de Nova Itamarati, quando várias atividades foram desenvolvidas.
O prefeito Hélio Peluffo, a primeira-dama Vânia Peluffo, secretários municipais Dr. Patrick Derzi (saúde), Dário Honório (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), participaram ativa e diretamente da ação, que levou diversas especialidades médicas à população. Uma ambulância 0 Km foi entregue para a comunidade, para atender exclusivamente a população do distrito.
O prefeito Hélio Peluffo destacou novamente que o caminho mais curto para agilizar as demandas são através de parcerias, como a firmada com a Universidade Federal da Grande Dourados, através do Hospital Universitário, cujos acadêmicos do curso de medicina atenderam, além de levar diversas informações importantes para a população do distrito.
A ação visa levar orientações de saúde a comunidade. De acordo com a organização das ações no Distrito, serviços de orientações e prevenções são importantes para possíveis diagnósticos de problema que podem afetar a saúde. Por isso a participação ativa da comunidade é muito importante.
Foram oferecidos atendimentos nas áreas de nutrição,  geriatria, psiquiatria, oncologia, imunidade, oftalmologia, pediatria, infectologista, geriatria medicina, medicina do esporte, medicina intensiva e cardiologia e neurologia.
Além disso foram oferecidas consultas, coleta de preventivo, residentes multi, planejamento familiar, saúde coletiva juntamente com ginecologista, avaliação das carteirinhas de vacinação, acuidade visual pré-escolar, prevenção de dependência química, orientações cuidados crianças ate 2 anos, nutrição, residencia multi prevenção de acidente na lavoura, organofosforado (envenenameno), orientações de obesidade e risco cardiovascular (aferição de pressão arterial e glicemia capilar), medicina do esporte, diagnóstico nutricional em adultos e idosos – nutrição e residência multi prevenção de DST´s e realização de teste rápido hepatite C, bem como recreação das crianças projeto Bem Me Quer.
A prefeitura de Ponta Porã efetuou a entrega de duas ambulâncias zero quilômetro, uma das quais para atender exclusivamente o distrito de Nova Itamarati. O prefeito Hélio Peluffo efetuou a apresentação do veículo marca Toyota, 4 x 4, diesel, atendendo toda a localidade de Nova Itamarati. Outro veículo atende o município.
O prefeito destaca constantemente o empenho da Câmara de Vereadores no sentido de buscar e garantir recursos visando melhorar o atendimento à população nos mais diferentes setores. “Hoje, estamos cumprindo mais um compromisso de campanha ao entregar estas ambulâncias. Vamos renovar a frota e melhorar a estrutura para atender toda a comunidade”, destacou o prefeito Hélio.
Ele destacou a atenção dispensada ao distrito de Nova Itamarati que está recebendo atenção da administração municipal. “Estamos garantindo melhorias diversas para sempre priorizar o atendimento aos moradores da localidade”, disse Hélio. A entrega das duas ambulâncias faz parte da primeira fase da renovação da frota na área de saúde.
A entrega da ambulância para o distrito de Nova Itamarati é mais uma ação voltada para a localidade. Desde o início da gestão, o prefeito Hélio tem dado atenção para todas as regiões. Em diversas ocasiões, o prefeito Hélio esteve no Itamarati e ouviu moradores, atendeu representantes de entidades e lideres comunitários, visitou obras e conferiu o trabalho de atendimento na saúde. O contato com os moradores é constante, ouvindo representantes de entidades que atuam na agricultura familiar, comerciantes, lideranças religiosas.
No tocante ao distrito de Nova Itamarati, o prefeito Hélio acompanhado do governador Reinaldo Azambuja efetuou a entrega da ampliação do sistema de distribuição de água através da Sanesul. O investimento é superior a R$ 2,4 milhões. Entre os trabalhos que vão beneficiar as famílias do distrito, está reservatório com capacidade para armazenar 300 mil litros de água, uma estação elevatória de água, uma unidade de tratamento e a implantação de 30.236 metros de rede de distribuição de água e 633 ligações domiciliares. A implantação do sistema de abastecimento de água do distrito atenderá de imediato uma população estimada de 2.532 pessoas.
Hélio também prestou contas do que já foi efetuado pela administração no distrito: “já contratamos médicos, reativamos os serviços nas unidades de saúde, colocamos remédios à disposição da população. Graças à parceria com o governador Reinaldo Azambuja, estamos promovendo a recuperação e manutenção das estradas e o fornecimento de agua tratada para os moradores do núcleo urbano. São investimentos fundamentais para garantir a melhoria da qualidade de vida da população dos assentamentos”, enfatizou.
Assentamentos recebem atendimento especial da equipe itinerante da secretaria de Saúde municipal
COMENTE AQUI