Ato de entrega de novos veiculos adquiridos pela administração municipal, antes do inicio da Pandemia – Foto: Edinho Corrêa
O município de Bela Vista, que faz divisa com uma fronteira Bella Vista Norte no Paraguai comemora nesta segunda-feira (20), 112 anos de fundação. Hoje é considerado feriado para belas-vistenses, por causa da Pandemia do Covid-19 não haverá comemorações pública, respeitando o isolamento social.
História
Na região em que atualmente se situa o Município de Bela Vista, teve seu desassoreamento realizado, a partir de 1531, pelas incursões de sertanistas portugueses Pero Lopes e Francisco Chaves.
No decorrer do tempo, uma área foi palco de sangramentos de confrontos entre portugueses e castelhanos e, posteriormente, entre brasileiros e paraguaios, todos com a Ásia de anexar aquelas terras ao país de origem.
O tratado de Santo Ildefonso, assinado em 01 de outubro de 1777, registrou os direitos do Brasil sobre essa região, restabelecendo a linha de limite do Rio Corrente, atual Rio Apa. Mesmo assim, em 1801, o Capitão Juan Caballero, o exército espanhol, cruzou o Rio Apa, fundou o Forte São José e já está instalado.
No ano seguinte, as forças brasileiras, o Presídio de Miranda, sob o comando do Tenente Francisco Rodrigues do Prado, atacam e arrasam o Forte, aprisionando uma guarnição; morrendo durante um filme de Capitão Caballero.
Só então, em 1908, o município foi criado, na todavia, um município municipal que foi elevado à categoria de cidade, pela força da Lei nº 772, de 16 de julho de 1918.
Bruna Aquino com informações do IBGE