“Cuidando bem de Ponta Porã” foi implantado nas escolas em 2020

A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio e Ambiente, sempre foi comprometida com a questão ambiental no município. Dentre as ações desenvolvidas pela pasta, a cartilhaCuidando bem de Ponta Porã – Resíduos Sólidos” foi uma que ganhou grande espaço nas escolas da REME – Rede Municipal de Ensino.

No mês de setembro, a prefeitura de Ponta Porã, através da pasta do Meio Ambiente entregou 5.550 cartilhas de educação ambiental “Cuidando bem de Ponta Porã – Resíduos Sólidos”e 5.550 folders com informações sobre a coleta seletiva no município para a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.

A cerimônia de entrega foi realizada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Fabricio Cervieri, secretária municipal de Educação, Maria Leny Antunes Klais e o procurador Geral do Município, Ricardo Soares.

“A atual gestão municipal tem realizado inúmeras iniciativas, que buscam incentivar as boas práticas junto apopulação. Assim por meio das políticas públicas do meio ambiente de forma integrada com a educação, realizamos essa importante ação que possibilita uma cartilha voltada para os alunos da rede municipal de ensino” disse Fabricio Cervieri.

A secretária municipal de Educação, Maria Leny Antunes Klais destacou a importância do material educativo para ampliar o conhecimento e conscientizar a comunidade escolar nas boas práticas na cultura da sustentabilidade.

De acordo a secretária Maria Leny, a ideia é promover o comprometimento das crianças e futuros cidadãos com o meio-ambiente.

As cartilhas são um importante instrumento para abordar em sala de aula, o tema resíduos sólidos, de acordo com objetivos estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Política Nacional de Educação Ambiental” frisou Leny.

O conteúdo da cartilha serve para ensinar os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, a separar corretamente os resíduos, a repensar atitudes, reduzir o consumo, reutilizar e reaproveitas os materiais.

Estes materiais foram elaborados com textos ilustrativos e coloridos que chamam a atenção do aluno, com linguagem simples e atrativa, onde este aluno poderá colocar em prática tudo o que aprendeu e ainda poderá conscientizar seus amigos e familiares, sobre o destino correto dos resíduos sólidos.

Além disso, estes materiais são considerados como atividades complementares para fixar a aprendizagem e ampliar o conhecimento na temática resíduos sólidos. Osmateriais são fruto de parceria realizada entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e a de Educação, Esporte, Cultura e Lazer. Sua elaboração foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e contou com o apoio da empresa Deméter Engenharia Ltda.

Cabe ressaltar que, todas estas informações irão fortalecer as medidas que favorecem a conservação do meio ambiente, em especial do Município, além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Os materiais são uma ferramenta fundamental para que os educadores possam trabalhar com seus alunos, de forma clara sobre o sistema de coleta seletiva e o trabalho deve continuar em 2021.

LEGENDA: Cartilha foi entregue em cerimônia que reuniu  o Procurador Geral do Município, Ricardo Soares, secretária de Educação Maria Leny e o secretário de Meio Ambiente Fabricio Cervieri

Legenda 2  – Material educativo será utilizado na Rede Municipal de Ensino