Meteorologia aponta trégua nos recordes, com estados enfrentando máximas mais ‘amenas’ na próxima semana. Alertas de tempestade são previstos para Mato Grosso do Sul.
Por g1 MS
![Boa parte de Mato Grosso do Sul está em risco de tempestade. — Foto: ClimaTempo/Reprodução](https://s2-g1.glbimg.com/zxi3lAS56l2VIC1Mh4kmvG3Wyxs=/0x0:1600x900/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/K/A/H5VN9aQcqk7VOkZxfiWg/whatsapp-image-2023-11-17-at-17.04.09.jpeg)
Boa parte de Mato Grosso do Sul está em risco de tempestade. — Foto: ClimaTempo/Reprodução
A onda de calor que afeta Mato Grosso do Sul há dias pode ter fim nos próximos dias, de acordo com as previsões dos meteorologistas. Com a formação de uma frente fria vinda do Sul, o estado deve ter tempestades neste fim de semana.
A situação deve ser mais crítica em boa parte dos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste – as mais impactadas pela onda de calor.
Os alertas referentes a tempestades para o fim de semana abrangem boa parte de Mato Grosso do Sul. Os avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se dividem em duas categorias: “perigo potencial” e “perigo”.
Mato Grosso do Sul está incluído no alerta de “perigo”, o aviso é para tempestades. A previsão é que, nas regiões sob esse alerta, o volume de chuvas atinja 100 milímetros por dia no fim de semana. Também há possibilidade de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h, e queda de granizo.
A meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim explica que o acúmulo de ar quente e as nuvens carregadas do Sul são os principais eventos climáticos responsáveis para que o calorão vá embora.
“A onda de calor chega ao fim neste fim de semana. O sábado ainda será um dia muito quente em Mato Grosso do Sul, previsão de até 38 graus para Campo Grande. No domingo, a temperatura cai, vai haver uma queda de temperatura em todo o estado, não significa frio, mas o calor volta à normalidade. Durante o domingo vai cair para 34ºC. Na segunda-feira, a previsão é de 30ºC. Então, chegando ao fim desta onda de calor”, detalha a especialista.