A secretaria estadual de Saúde informou que idosos a partir de 70, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, profissionais da saúde e outros grupos serão priorizados.
Por g1 MS
Vacina bivalente da Pfizer — Foto: Rogelio V. Solis/AP Photo
Mato Grosso do Sul deve receber mais de 242 mil doses da vacina bivalente contra Covid-19 entre esta sexta-feira (9) e segunda-feira (13). O imunizante tem ativos atualizados para proteção contra o vírus original, a Ômicron e as subvariantes.
A primeira remessa chega, nesta sexta-feira (10), com 32.400 doses e o outro carregamento chega na próxima segunda-feira (13), com 209.796 doses. Os imunizantes serão entregues aos 79 municípios a partir de segunda.
Conforme Programa Nacional de Imunizações (PNI), nessa etapa serão vacinados:
- Pessoas com 70 anos ou mais;
- Pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições;
- Imunocomprometidos;
- Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
As pessoas dos grupos prioritários devem ter o esquema vacinal primário completo, primeira e segunda doses. Quem recebeu apenas uma dose da vacina monovalente, deve se vacinar com a segunda dose antes de receber a bivalente, segundo o Ministério da Saúde.
O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.