ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

MS terá unidades móveis e postos avançados para socorrer animais atingidos por incêndios florestais

Por Flávio Dias/G1MS e Cláudia Gaigher/TV Morena — Campo Grande

Onça-pintada com patas queimadas em incêndio no Pantanal. — Foto: Reprodução/TV Morena

Onça-pintada com patas queimadas em incêndio no Pantanal. — Foto: Reprodução/TV Morena

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Mato Grosso do Sul (Cras) montou postos avançados e vai ter unidades móveis para oferecer os primeiros socorros aos animais feridos pelos incêndios florestais no estado.

Desde o início do ano o estado sofre com queimadas. Segundo Dados do Prevfogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos incêndios florestais do Ibama, somente no Pantanal de Mato Grosso do Sul, os incêndios florestais já destruíram 1,165 milhão de hectares.

Além da vegetação do biomas, os animais tem sido muito atingidos com a situação. Encurralados pelo fogo, eles acabam morrendo ou ficam gravemente feridos.

Na região de Corumbá e Ladário, ambas no Pantanal sul-mato-grossense, que sofre com as intensas queimadas, a recepção contará com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA), onde será montado um centro de atendimento. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul também disponibilizou uma base de pesquisa na estrada-parque para receber animais atingidos pelo fogo.

Conforme a médica veterinária e coordenadora do Cras, Aline Bitencourte Duarte, uma das unidades móveis já está em Alcinópolis, no norte do estado. A região sofre com as intensas queimadas e 40% do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e região já foi destruído.

Unidade móvel já está disponível para socorrer animais silvestres vítimas de incêndios em MS. — Foto: Reprodução/TV Morena

Unidade móvel já está disponível para socorrer animais silvestres vítimas de incêndios em MS. — Foto: Reprodução/TV Morena

Segundo Aline, equipes da unidade atuarão no campo com bombeiros e equipes do Imasul, que estão atuando no combate ao incêndio. “Essa unidade vai dar o primeiro socorro e depois que esses animais ficarem estabilizados, eles serão enviados para o Cras, em Campo Grande.

“Provavelmente nessa tarde já chegam os primeiros animais no Cras. Ládário e Corumbá também estão com um veículo para esse recolhimento de animais silvestres vitimas do fogo”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, os voluntários e médicos veterinários das cidades que sofrem com os incêndios e que tiverem dificuldades com os animais silvestres feridos, poderão entrar em contato com o Cras para solicitar orientações.

SOS Animais Silvestres

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV) lançou uma campanha para ajudar os animais vítimas das queimadas. O órgão, por meio da “SOS Animais Silvestres”, está doando e recebendo doações de medicamentos e insumos para ajudar a tratar esses animais.

Anta é socorrida por voluntários, no Pantanal de MS. — Foto: Reprodução/TV Morena

Anta é socorrida por voluntários, no Pantanal de MS. — Foto: Reprodução/TV Morena

Segundo o presidente do CRMV, Rodrigo Piva, o órgão já entrou em contato com os médicos veterinários que estão nos focos da região norte do estado para avaliar a situação. O conselho ainda em ação em conjunto com o governo do estado, instituições públicas e privadas afirmou que estão trabalhando para amenizar os danos causados pelos incêndios.

COMPARTILHE AGORA MESMO