ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Reserva indígena federal em MS é 1ª a iniciar vacinação em massa contra dengue no Brasil

Por Ronie Cruz, José Câmara, g1 MS e TV Morena

Indígenas Terena, Guarani e Guarani-Kaiowá formaram extensas filas para receberem o imunizante contra a dengue, neste sábado (25), em Dourados (MS). A vacinação em massa contra a doença começou na cidade no início do ano. Entretanto, a imunização para indígenas nas reserva federal do município dependia de aval do Ministério da Saúde para ser iniciada. Veja o vídeo acima.

A reserva federal, em Dourados, é a primeira do Brasil a receber a vacina contra dengue em larga escala. Era bem cedo quando as filas pelo imunizantes começaram a se formar. As primeiras doses da vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, foram aplicadas por volta das 8h.

O gerente de imunização de Dourados explicou que a expectativa é vacinar cerca de 16 mil indígenas que se dividem entre as aldeias Bororó e Jaguapiru.

“O planejamento do trabalho foi grande. Por se tratar de um território federal, precisávamos esperar a burocracia. Iniciamos a campanha de imunização, que é a 1ª campanha de larga escala em comunidade indígena e vivendo em terra indígena. A vacinação é super importante!”, explicou o gerente.

 

Indígenas formaram fila para receberem imunização. — Foto: TV Morena

Indígenas formaram fila para receberem imunização. — Foto: TV Morena

No início do dia, cerca de 200 pessoas já esperavam pelo imunizante. A vacinação foi concentrada na escola municipal Indígena Tengatuí. A ação segue neste sábado até 15h (horário local). Neste primeiro dia, mais de 2 mil pessoas são esperadas para receberem a 1ª dose da vacina.

COMPARTILHE AGORA MESMO