O dia 15 de outubro deste ano foi marcado por vendaval, temporal de poeira e chuva forte. O cenário deve se repetir durante este sábado e domingo em boa parte de Mato Grosso do Sul.
Por José Câmara, g1 MS
Dia vira noite em Campo Grande. — Foto: Redes sociais
Depois do vendaval, “dia virar noite”, temporal de poeira e muita chuva, no dia 15 de outubro deste ano, o cenário pode se repetir, neste sábado (23) e domingo (24), é o que alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neste final de semana, há chance de temporais com ventos fortes – superiores a 100 km/h -, chuvas intensas – acima de 30 mm/h e cerca de 100 mm/24h -, trovoadas e até possibilidade de queda de granizo.
O Inmet alerta para a previsão de acontecer outros fenômenos severos, como: frente de rajadas de ventos causadas por nuvens de tempestades, e não se descarta a ocorrência de tornados, e novas tempestades de poeira.
Ao Inmet, uma tabela foi encomendada contendo informações sobre os principais eventos climáticos, possíveis de ocorrer nos próximos dias. A arte foi vazada nas redes sociais, logo após o burburinho e o grande compartilhamento, o instituto assumiu a autoria e divulgou uma outra tabela, com informações atualizadas.
Veja as previsões para sua região
O Inmet esclarece que a tabela garante que a população tenha um respaldo e mantenha-se em segurança. Veja ilustração abaixo:
Tabela mostra situação nas regiões, em MS. — Foto: Inmet/Reprodução
Medidas
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), em comum acordo com a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Ladário, comunica que a Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Remédios, que estava prevista, para este sábado (23), em Corumbá, foi cancelada em virtude de alerta de condições meteorológicas emitido pelo Inmet.
Já em Campo Grande, haverá mutirão de limpeza em todos os bueiros neste sábado (23). A prefeitura convocou para que a secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) convoque todos os funcionários, inclusive os que não estão de plantão, para que atuem de forma integral.
Além disso, a prefeitura pediu para que a empresa que recolhe resíduos sólidos, na capital, ajude na empreitada com máquinas e trabalhadores. Equipes de engenharia e secretários ficarão de plantão e em alerta para a possibilidade de eventos climáticos adversos.