Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

01 de Março – Aniversário do Rio de Janeiro, Dia Mundial da Oração e Dia das Crianças Doentes

Aniversário do Rio de Janeiro

O Aniversário do Rio de Janeiro é comemorado em 1 de março na capital carioca.

A cidade do Rio de Janeiro é internacionalmente conhecida como uma das mais belas do mundo, pelas suas incríveis paisagens naturais e pelo caloroso e divertido povo carioca.

Muitas pessoas confundem o dia do aniversário do Rio de Janeiro (1º de março) com o dia do santo padroeiro da cidade: São Sebastião, que é celebrado em 20 de janeiro pela Igreja Católica.

No dia do aniversário do Rio de Janeiro, 1 de março, não é feriado, mas no Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, é feriado municipal pela Lei nº 1271, de 27/06/88.

O aniversário do Rio de Janeiro é comemorado nesse dia, pois em 1º de março de 1565 Estácio de Sá fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o intuito afastar tentativas de invasões deste território por parte de nações estrangeiras –  como os franceses e espanhóis.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro
O Cristo Redentor é o principal cartão-postal do Rio de Janeiro e uma das 7 maravilhas do mundo moderno

Comemorações do aniversário do Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro promove várias atividades para o público como forma de comemoração do aniversário da cidade. Shows ao vivo, exposições e demais atividades culturais são algumas das atrações que os cariocas podem aproveitar durante esta data.

Tradicionalmente, também é servido um bolo gigantesco para que os populares possam “cantar parabéns” para a cidade sob o Cristo Redentor, principal símbolo da capital fluminense. Depois, o bolo é repartido e distribuído entre os presentes.

O Dia Mundial da Oração é uma celebração móvel que ocorre na primeira sexta-feira de março, conforme foi estabelecido em 1968.

Este dia não é destinado apenas para uma religião específica, mas para todas as crenças que utilizam orações como forma de interceder pela realização de obras benéficas para a humanidade.

A data é celebrada em mais de 170 países, com o principal objetivo de promover o aumento das obras missionárias, além de ajudar na troca de experiências entre cristãos e fiéis religiosos de todo o mundo.

Oração

Origem do Dia Mundial da Oração

O Dia da Oração surgiu no século XIX, através de um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá. O objetivo era conscientizar as pessoas de que o ato de orar ia além de proferir palavras ou fazer penitências, mas também agir efetivamente no auxílio de causas sociais.

Com o passar do tempo, cada vez mais grupos femininos de diversas denominações cristãs, como batistas, anglicanos e presbiterianos, foram estabelecendo dias para orar pelas missões de suas próprias igrejas. Também tinham como propósito alertar para as necessidades das mulheres e crianças.

No entanto, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a consciência de que o mundo sofria dos mesmos problemas, muitas associações femininas se uniram para fazer um dia especial onde se orasse por todos aqueles que necessitavam.

Nascia, assim, na década de 20 do século XX, o Comitê do Dia Mundial da Oração, que ficou encarregado de elaborar uma liturgia específica para este dia.

Em 1968, ficou estabelecido que a cada quatro anos o Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração se reuniria. Com isso, o movimento expandia e organizava-se. Um ano depois, em 1969, a União Mundial de Organizações Católicas Femininas soma-se a esta iniciativa.

No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938 por um grupo de cristãos da Igreja Presbiteriana.

Arte de Tábata Matheus sobre foto de André Gomes

Neste dia 1º de março é celebrado o Dia Internacional de Zero Discriminação, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, visando a promoção da igualdade, de modo que todas as pessoas sejam tratadas com dignidade e respeito. Este marco conecta-se com o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, fixado em 21 de março, data proclamada em memória ao massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960, na África do Sul. Tais datas compartilham do mesmo objetivo fundamental: o enfrentamento às diferentes formas de exclusão social e a construção de um ideal de sociedade mais justa.  

No Brasil, essas datas têm sido relevantes para pautarmos concretamente ações adequadas para transformar as consequências históricas e persistentes da discriminação racial.  A Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ) do Ministério da Igualdade Racial (MIR) atua no planejamento, formulação, coordenação, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas intersetoriais e transversais de ações afirmativas de combate e superação do racismo, buscando um ideal de zero discriminação. 

O Dia das Crianças Doentes é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância do cuidado, do amor e da solidariedade no tratamento das crianças que enfrentam doenças graves e crônicas. Pequenos gestos de carinho e atenção podem fazer toda a diferença na vida dessas crianças, proporcionando conforto, alegria e esperança em meio às dificuldades. Que possamos dedicar mais tempo, energia e recursos para cuidar e proteger as crianças doentes, garantindo que elas tenham acesso a um tratamento digno, humano e acolhedor. Juntos, podemos transformar o Dia das Crianças em uma data de amor, compaixão e solidariedade para todas as crianças, especialmente aquelas que mais precisam do nosso apoio.
-+FOTO+MAIS+NEWS

Hoje, 1º de Março é o Dia Pan-Americano de TurismoO turismo pode ser definido como o conjunto de atividades que realizamos durante uma viagem. Ou seja, em um local diferente daquele que compõe o nosso entorno habitual.

Na prática, isso pode significar até mesmo descobrir espaços da sua própria cidade que você normalmente não visitaria.

O ramo turístico modifica o espaço geográfico, pois para atender o turista é preciso criar infra-estruturas e direcionar mão-de-obra especializada, mas é importante destacar que o turismo exerce uma função importante em cidades turísticas, pois as características e a identidade do lugar são preservadas.

Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR, o Turismo Ecológico ou Ecoturismo é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.

O Ecoturismo contribui para a preservação dos biomas, além de ser um dos principais meios de educação ambiental e permitir a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.

Apesar de crescer em importância a cada dia, surpreendentemente, se tem registro de que o termo já era utilizado entre os séculos 800 a.C. e 700 a.C. para identificar rotas com belas paisagens ecológicas no continente africano.

Por conta dos seus conhecimentos sobre fauna, flora, meio ambiente e sustentabilidade, os Biólogos são profissionais habilitados para atuar no Turismo Ecológico.

A campanha do Março Vermelho tem como objetivo conscientizar a população dos riscos do câncer renal. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de seis mil novos casos da doença são registrados todos os anos.

A nefrologista e diretora da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Andrea Pio, atua na prevenção do câncer de rins e outras doenças renais e conta quais são os indicadores para detectar a doença. “Sangue presente na urina, dores abdominais e na região das costas, dores crônicas, são sinais para procurar um médico”.

Março Azul Marinho

A campanha Março Azul Marinho tem por objetivo alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate do câncer colorretal.

O que é o câncer colorretal?
São tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto e ânus.

No Brasil o tumor colorretal é o quarto que mais atinge homens e o terceiro na mulher com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste.

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer colorretal são:
• Idade: acima de 50 anos;
• História familiar de câncer de intestino;
• Ter uma dieta:
– Pobre em fibras;
– Ingestão excessiva de carnes vermelhas;
– Carnes processadas: salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, bacon, peito de peru;

Quais são os principais sintomas?
Os sintomas dependem da localização do câncer.
Câncer localizado no colo direito, os sintomas mais frequentes são diarréia, anemia e massa palpável.
Câncer do colo esquerdo apresenta constipação intestinal e obstrução intestinal.
Câncer do reto os sintomas são sensação de evacuar, muco e fezes em fitas.
A incidência de câncer com evolução assintomática ou com sintomas raros é o grande obstáculo para o diagnóstico precoce.

COMPARTILHE AGORA MESMO