ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

11 RC Mec participou da Operação Ágata Guaicurus II


No período de 26 a 30 de junho de 2023, o 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento Marechal Dutra” participou da Operação Ágata Guaicurus II, percorrendo 7.900 km ao longo da Faixa de Fronteira.
Esta operação foi coordenada pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e foi realizada em um contexto de Cooperação e Coordenação com Agências (OCCA), contando com a participação de diversos órgãos, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), 4° Batalhão de Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Receita Federal, Prefeitura Municipal de Ponta Porã-MS, Infraero, FUNAI e IAGRO.
Durante a Operação Ágata Guaicurus II, foram realizadas diversas ações táticas, como Posto de Bloqueio e Controle de Estradas, Patrulhamentos, Reconhecimentos Mecanizados de Fronteira e Monitoramentos, cujos objetivos foram coibir os ilícitos transnacionais e ambientais e intensificar a presença do Estado na Fronteira Oeste. A operação também possibilitou a integração do 11° RC Mec com os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização que atuam nesta região.
Durante esta semana de operação, o Onze empregou mais de 250 militares e 42 viaturas, obtendo expressivos resultados. Foram realizadas mais de 700 abordagens, totalizando 17 apreensões, que causaram um prejuízo estimado em mais de R$ 1.400.000,00 aos agentes delituosos.

AÇÃO SOCIAL

Ao término da semana, como forma de coroar a operação, o Regimento realizou uma Ação Cívico-Social (ACiSo) com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã-MS na Aldeia Lima Campo, localizada na Terra Indígena Jatayvari. Na ocasião, foram realizadas diversas atividades, como hasteamento da Bandeira do Brasil, canto do Hino Nacional, apresentação da Banda de Música do Onze, prática desportiva, doação de agasalhos, palestras informativas sobre o serviço militar e a correta de escovação de dentes, sendo esta última destinada às crianças. Além disso, foram feitos dezenas de atendimentos médico e odontológico. O Regimento ainda realizou a construção de um campo de futebol para a aldeia ao longo da semana, a fim de proporcionar melhores condições de lazer e entretenimento, bem como a revitalização sa pintura do posto de saúde da comunidade.

COMPARTILHE AGORA MESMO