Lile Corrêa*
A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, “Força Terrestre Guaicurus”, seguindo determinações do Comando Militar do Oeste, quanto à prevenção e combate ao COVID-19, por intermédio do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, completou, em 29 de junho, 100 dias consecutivos de emprego na Operação COVID-19.
Durante todo o período, que teve inicio em 20 de março, o Regimento “Marechal Dutra” realizou patrulhamento da faixa de fronteira e estabeleceu postos de bloqueio e controle nas estradas federais e estaduais, em sua área de responsabilidade, com o objetivo de restringir a entrada de estrangeiros no País, bem como coibir o ilícito transfronteiriço.
Ao completar 100 dias de operação, o 11° RC Mec realizou 6586 abordagens e 272 bloqueios de entrada de estrangeiros no território nacional, além de diversas apreensões de drogas ilícitas, materiais de descaminho e contrabando, que se enquadram como crimes transfronteiriços.
O 11º R C Mec foi criado em 1919, pelo Decreto número 13.916 de 11 de dezembro, quando o então Presidente da República Epitácio Pessoa, criou o 11º Regimento de Cavalaria Independente (11º R C I), sendo construido a partir de 1921 na cidade de Ponta Porã. Sua missão era proteger a fronteira oeste do Brasil.