O Dia do Amor celebra-se a 14 de fevereiro, sendo este o dia mais romântico do ano, pois em muitos países do mundo nesta data festeja-se o Dia dos Namorados.
Também conhecido como o Dia Internacional do Amor, a data não faz parte de nenhum calendário oficial, mas a data da comemoração possivelmente ganhou esse destaque graças ao famoso Dia de São Valentim.
O Dia de São Valentim recorda a data em que o bispo Valentim foi executado, depois de desobedecer o imperador romano Cláudio II, e ter continuado a celebrar casamentos de combatentes solteiros. Segundo o imperador, os solteiros apresentavam melhor desempenho nas batalhas.
Hoje é o Dia do Botonista. Essa data é comemorada no dia 14 de fevereiro por ser o aniversário de Geraldo Cardoso Decourt.
Geraldo Cardoso Decourt nasceu em 14 de fevereiro de 1911, em Campinas, Estado de São Paulo. Ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro e aos 11 anos de idade aprendeu com amigos o jogo que faria parte de sua vida.
Em 1929 organizou o jogo e o batizou de Football Celotex. Assim era chamado pelo material que eram feitas as mesas para a prática, importado da The Celotex CO, de Chicago – EUA. No ano seguinte publicou o primeiro livro com as regras, denominado de Regras de Football Celotex. A publicação foi divulgada por vários jornais importantes da época, como O Globo e A Noite, o que ajudou a divulgação do jogo.
Doar, compartilhar e trocar livros é um ato de amor a literatura e ao conhecimento, você não precisa de um dia especifico para fazer isso, porém, existe uma data no qual, todos esses atos são incentivados e exaltados. No próximo dia 14 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional da Doação de Livros, a proposta do International Book Giving Day. A mobilização mundial é para incentivar o hábito da leitura, promover a sustentabilidade e questionar o consumismo.
A ideia da International Book Giving Day, iniciativa 100% voluntária que organiza a mobilização, é que toda criança/jovem tenha acesso a um livro nessa data.
Para isto, vale presentear alguém, fazer uma doação para a biblioteca mais próxima ou deixar um livro em uma sala de espera, ou algum lugar público, por exemplo.
O Dia de São Valentim é comemorado anualmente em 14 de fevereiro em diversos países do mundo, tais como Argentina, Espanha, Portugal, França, etc.
Também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, esta é uma data especial celebrada por casais de várias partes do planeta, onde se comemora o amor e a união das pessoas que se amam.
Este dia foi escolhido por ser a data em que um bispo da Igreja Católica, chamado Valentim, foi morto em Roma pelo fato de ter desobedecido ao imperador realizando casamentos às escondidas.
Curiosamente, os brasileiros não têm o costume de celebrar o Dia de São Valentim, pois esta é uma tradição dos países anglo-saxões, que não encontrou muita acolhida por aqui.
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, popularmente conhecido como santo casamenteiro.
História de São Valentim
A História conta que existem dois mártires com o nome de Valentim. Um deles, nasceu em 175, perto de Roma, onde foi consagrado bispo. Naquela época, Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentim continuou celebrando casamentos mesmo com as proibições. Mais tarde, foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens ofereciam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.
Segundo a lenda, na prisão, Valentim ficou amigo da filha do carcereiro, que era cega, e a curou da cegueira.
Origem do Dia de São Valentim
A Igreja Católica decretou o Dia de São Valentim como Dia dos Namorados ainda durante o século V, com o intuito de incentivar os casais que pretendiam seguir com o matrimônio como uma forma “legítima” de constituir uma família.
A intenção da Igreja era substituir o tradicional festival romano Lupercalia – que consistia na veneração da deusa da fertilidade, e marcava o início da Primavera – pelo Dia de São Valentim. Assim, aos poucos, os povos da Europa começaram a substituir a celebração profana pelo dia do santo.
No entanto, no final do século XVIII a Igreja Católica retirou o Dia de São Valentim do calendário religioso, visto que não existiam provas históricas concretas da existência do santo. Apesar disso, a data permaneceu como uma celebração popular.
Atualmente, os restos mortais de São Valentim repousam na igreja de Santo Antão, em Madrid.
Dia de São Valentim nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o Dia de São Valentim é comemorado como se fosse o Dia dos Namorados no Brasil.
Desta maneira, na época dessa comemoração, é comum ver as lojas decoradas com temas românticos. Nesse dia, os casais saem para jantar, trocam presentes, cartões e declaram seu amor um pelo outro.
É uma data sugestiva para pedidos de casamentos, e uma ocasião que não deixa nem as crianças menores de fora. Na escola, a data celebra o amor entre todos – não somente entre casais. Nessa ocasião, as crianças fazem cartões e os trocam com os colegas da sala, juntamente com doces.
O Dia Internacional da Epilepsia é um evento global celebrado anualmente na 2ª segunda-feira de fevereiro, para promover a conscientização sobre a doença em todo o mundo. É uma iniciativa conjunta do International Bureau for Epilepsy (IBE) e pela International League Against Epilepsy (ILAE).
Com representação em mais de 140 países, a data é uma oportunidade poderosa para destacar os problemas enfrentados por pessoas com epilepsia, suas famílias e cuidadores, em todas as regiões do mundo.