ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

14 de Maio – Dia das Mães e Independência do Paraguai

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de maio. Em vários países é comemorado em outras datas, que vão desde março até dezembro.

O Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos diariamente.

É comum no Dia das Mães os filhos fazerem surpresas às suas mães, dando presentes ou organizando atividades que demonstrem toda a admiração que sentem por ela.

Origem do Dia das Mães

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no País.

Em 1947, a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

A comemoração mais antiga do Dia das Mães tem origem na Grécia antiga, onde a entrada da primavera era comemorada por Reia, a mãe dos deuses. A tradição de homenagem às mães continuou com as festas em honra de Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe).

Dia das Mães na Inglaterra a partir do século XVII

Depois de cristianizado, o Império Romano continuou celebrando o Dia das Mães.

No século XVII, na Inglaterra, surgiu o Mothering Day, comemoração em homenagem à Virgem Maria, a mãe de Jesus, e à igreja-mãe, que é como cada pessoa chama a igreja onde foi batizado. O Mothering Day era celebrado no quarto domingo da Quaresma.

Com o passar do tempo, por influência da criação do Dia das mães, nos Estados Unidos, os ingleses começaram a homenagear as suas mães no Mothering Day.

O Dia das Mães se tornou um dia importante para os criados, que passaram a ter folga nesse dia para visitarem as suas igrejas-mãe com suas mães e restante família. Os feriados ainda não tinham sido inventados, por isso o Dia das Mães era a única oportunidade que essas pessoas tinham de terem uma folga para estarem com a família.

Na Inglaterra, o Dia das mães continua sendo comemorado no quarto domingo da Quaresma.

Dia das Mães nos Estados Unidos a partir do século XX

No Século XX, uma jovem americana chamada Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em depressão. Preocupadas com ela, suas amigas resolveram dar uma festa para perpetuar a memória da mãe de Anna e, ao mesmo tempo, tentar animá-la.

Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, independente de estarem vivas ou mortas, e em pouco tempo a comemoração se propagou por todo país.

Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, e desde então é comemorada no segundo domingo de maio, tal como no Bras

Dia da Independência do Paraguai
@uasspjc El pueblo valeroso del Paraguay, desplegando la energía de sus fuerzas, nada más ha deseado, sino el que se respete su libertad
No dia 15 de maio de 1811 foi declarada a independência do Paraguai, após uma revolução pacífica que durou dois dias (14 e 15 de maio). Liderada pelos militares Pedro Juan Caballero e Fulgencio Yegros, a data é de extrema importância para o Paraguai completando 212 anos, sendo o segundo da América Latina a conseguir se tornar independente.
COMPARTILHE AGORA MESMO