ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

15 de agosto – Dia da Informática, São Tarcísio, Assunção de Nossa Senhora e Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

Dia da Informática é comemorado anualmente em 15 de agosto.

Esta data é uma homenagem à tecnologia que trouxe inúmeros avanços, benefícios e facilidades para o cotidiano das pessoas: a informática!

Através de programas, softwares ou por intermédio da própria internet, a informática se transformou ao longo dos anos numa ferramenta essencial para as tarefas básicas e avançadas de qualquer empresa e da vida rotineira.

O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto porque foi nesta data, em 1946, que surgiu o ENIAC, o aparelho que seria o antecessor dos atuais computadores.

ENIAC
O ENIAC foi o primeiro aparelho eletrônico de grande escala

A sigla ENIAC quer dizer Electrical Numerical Integrator Analyzer and Computer. Esse aparelho é considerado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.

Os responsáveis pelo desenvolvimento de tal dispositivo foram os cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

O objetivo do ENIAC era de processar cálculos e com ele era possível realizar 5 mil operações por segundo.

Tal apetrecho foi resultado de pesquisas americanas para o aprimoramento de tecnologia bélica.

Dessa forma, o aparelho foi utilizado na Guerra Fria, sendo curioso e contraditório que o desenvolvimento de uma engenharia para uma causa nada nobre, hoje seja tão útil na vida das pessoas.

Dia de São Tarcísio é comemorado anualmente em 15 de agosto.

Esta data é celebrada pela comunidade cristã católica, que homenageia o santo considerado padroeiro dos coroinhas e acólitos – auxiliares dos padres, bispos ou diáconos.

História de São Tarcísio

De acordo com os relatos católicos, Tarcísio era um jovem de 12 anos, acólito do Papa Xisto II e que teria sacrificado a sua vida para cumprir uma santa missão: entregar hóstias sagradas aos cristãos presos.

Naquela época, os cristãos romanos sofriam perseguição do imperador Valeriano, sendo capturados, martirizados e presos enquanto esperavam a hora da morte.

Os cristãos desejavam muito receber o “Corpo de Cristo” enquanto passavam por toda essa tortura, mas eram proibidos pelos guardas de fazer qualquer pratica cristã na prisão.

Tarcísio teria convencido o Papa Xisto II que ele seria capaz de levar as hóstias aos prisioneiros.

No entanto, enquanto se dirigia à prisão, foi interceptado por um grupo de crianças que, descobrindo ser ele portador de um objeto cristão, espancaram-no até a morte.

Tarcísio, mesmo apanhando e sofrendo com as dores, não largou o “Corpo de Cristo” em nenhum momento.

Seu corpo foi recolhido por um soldado romano que era simpatizante dos cristãos, que o levou até às catacumbas para ser sepultado, e finalizou a missão do jovem levando as hóstias aos cristãos presos.

Atualmente, o corpo de São Tarcísio está na Basílica de São Silvestre, em Roma.

Oração de São Tarcísio

“São Tarcísio, nosso padroeiro! Ajudai-nos a consagrar nossa vida a Deus. Ensinai-nos a servir Cristo e ao próximo, com firmeza, alegria, fé e dedicação. Pede por nós, ó São Tarcísio! Concede-nos saúde, vontade de viver e coragem para perseverar. Dá-nos disposição de viver como amigos e irmãos. São Tarcísio, coroinha-mártir, desperta em nós um grande amor a Cristo na Eucaristia. Fortalece nossa união e inspira nossos serviços à comunidade”.

Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

A história da Saúde do Brasil tem a marca da presença das Santas Casas de Misericórdia. A primeira delas foi criada em 1543, na cidade de Santos (SP). Além do atendimento hospitalar, as Santas Casas também ofereciam suporte aos marginalizados, atendendo a população na doença, no abandono e na morte.

A atuação assistencial e filantrópica influenciou a criação de outras entidades com a mesma missão. Hoje, os 2.100 hospitais filantrópicos que assistem a população brasileira continuam fazendo história e, mesmo enfrentando muitos problemas, ainda respondem por 51% dos atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) tem orgulho de representar essas entidades e parabeniza as Santas Casas de Misericórdia por todo o trabalho e empenho realizado para cuidar da Saúde do Brasil!

Fonte: Newsletter Expressinho CMB

Dia da Assunção de Nossa Senhora é comemorado anualmente em 15 de agosto. Esta data católica celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus.

Segundo a crença, Maria de Nazaré, que esteve presente na vida, perseguição e morte de Jesus, também participou da sua glória por ser erguida em reconhecimento ao mérito de Mãe do filho de Deus.

assunção de nossa senhora

História da Nossa Senhora da Assunção

A Assunção de Nossa Senhora é entendida como a glorificação antecipada de Maria para participar da glória de seu filho Jesus, sendo elevada ao céu de corpo e alma por graça e privilégio.

De acordo com a Tradição Oral da Igreja Católica, Maria teria adormecido em 15 de agosto de 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. Por isso, alguns tratados utilizam a expressão “dormição de Maria”.

A Assunção de Maria ao Céu é vista como a antecipação da ressurreição dos cristãos e foi proclamada dogma de fé pelo Papa Pio XII em 1950, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus.

Na solenidade realizada em 1º de novembro de 1950, o líder da Igreja Católica declarou:
Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma dignamente revelado, que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminando o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

COMPARTILHE AGORA MESMO