Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

15 de Maio – Dia do Gerente Bancário, Assistente Social e Dia Internacional da Família

Dia do Gerente Bancário é comemorado anualmente em 15 de maio.

A data celebra e homenageia o exercício de uma importante profissão para o crescimento da economia de um país: o gerente bancário.

Este profissional é o responsável por ajudar a orientar os clientes de um banco sobre quais as melhores opções de empréstimo e poupanças, por exemplo. Solucionam também dúvidas sobre como fazer transferências e outros serviços fornecidos pela agência bancária.

Assistente Social Luciana de Oliveira, vitima de AVC hemorrágico, teve seus órgãos doados pela família, respeitando sua vontade, salvando seis vidas.

Dia do Assistente Social é comemorado anualmente em 15 de Maio.

A data celebra o profissional dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. É um membro ativo na luta pelos direitos humanos.

Todos podem colaborar para construir um bom ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializam (fazendo o curso de ensino superior em Serviços Sociais) em construir projetos e políticas sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

O Dia Internacional da Família é comemorado anualmente em 15 de maio e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993.

Mais do que uma homenagem, essa comemoração visa destacar a importância da família na sociedade, promovendo discussões sobre temas que impactam diretamente seu bem-estar, como economia, saúde e relações interpessoais.

A família, independentemente de sua configuração, é a base da formação moral, ética e cultural de cada indivíduo. Seja composta por pais e filhos, avós, tios, mães ou pais solteiros, casais do mesmo sexo ou laços afetivos construídos ao longo da vida, ela representa amor, proteção e pertencimento.

No Brasil, além da celebração internacional, há também o Dia da Família, comemorado em 8 de dezembro. Ambas as datas reforçam a necessidade de reconhecer e valorizar todas as formas de família, incentivando o respeito, a união e o apoio mútuo como pilares essenciais para uma sociedade mais equilibrada.

No dia 15 de maio de 1847, na Hungria, o médico obstetra Ignaz Semmelweis defendeu e incorporou a prática de lavar as mãos como uma atitude obrigatória para enfermeiros e médicos que entravam nas enfermarias. A partir dessa iniciativa simples e eficaz, foi observada uma considerável redução na taxa de mortalidade das pacientes.

Por essa razão, o 15 de maio foi incorporado ao Calendário da Saúde como o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, instituído pela Lei 11.723/2008. A data tem o objetivo de conscientizar autoridades, gestores e profissionais dos serviços de saúde, além da população em geral, sobre a importância do controle das infecções para toda a sociedade.

Neste ano em que enfrentamos uma pandemia de grandes proporções causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), o papel dos profissionais que atuam na prevenção e no controle das infecções ganha ainda mais relevância. Isso porque são eles os responsáveis pela coordenação de todo o processo de prevenção da transmissão de doenças nos serviços de saúde brasileiros.

Saiba mais

As infecções hospitalares são aquelas adquiridas após a entrada dos pacientes nas unidades hospitalares. Podem se manifestar tanto durante a internação como após a alta. Representam um grave problema de saúde pública pela sua gravidade e pelo aumento do tempo de internação, e em muitos casos podem levar à morte.

Desde sua criação, em 1999, a Anvisa coordena o Programa Nacional de Infecções em serviços de saúde, mas ela não trabalha sozinha. Uma rede nacional formada pela Agência, pelos estados, pelo Distrito Federal, pelos municípios e pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) é responsável pela vigilância de indicadores e pelo monitoramento local e nacional das taxas de infecção hospitalar.

No âmbito das políticas públicas, a Anvisa desenvolveu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS 2016-2020), com o objetivo de diminuir a incidência nacional das infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras). O PNPCIRAS orienta o trabalho desenvolvido por essa rede nacional de prevenção às infecções.

O dia 15 de maio é marcado pela comemoração do Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS), parte fundamental do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), sob o comando do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Na Força Aérea Brasileira, o especialista AIS tem o papel crucial de garantir que todos os dados aeronáuticos essenciais à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea sejam coletados, processados e disponibilizados de forma adequada aos requisitos operacionais para a comunidade de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM).

O AIS é um fator imprescindível para as operações de voo. “Nosso trabalho garante que a informação necessária chegue até a comunidade aeronáutica, bem como assegura o correto planejamento e execução de cada voo. Atualmente opero desde a divulgação dos dados aeronáuticos até a análise e transmissão do plano de voo, e posso afirmar que viver todo esse processo é ter a certeza de que nossa atuação garante pousos e decolagens mais seguros, gerando fluidez no controle do espaço aéreo

O Dia de Conscientização da Mucopolissacaridose foi instituído pela Lei nº 13.122/2015 com o objetivo de conscientizar a população sobre o valor do diagnóstico precoce, bem como informá-la sobre a importância do tratamento dos pacientes, visto que, embora não haja cura, a doença pode ser mantida sob controle.

As mucopolissacaridoses (MPS) são doenças genéticas raras causadas por deficiência na atividade de enzimas. Fazem parte do grupo de doenças dos erros inatos do metabolismo. As enzimas são substâncias fundamentais para diversos processos químicos em nosso organismo e no caso das MPS, as enzimas que não funcionam adequadamente são encontradas nos lisossomos (estruturas que funcionam como uma usina de reciclagem nas células).

Dentro do lisossomo existem mais de 300 enzimas para fazer a digestão de cada substância e, quando uma enzima não funciona direito, ocorre um acúmulo lisossomal, pois, como a substância não é digerida, se acumula dentro do lisossomo, deixando a célula grande, aumentando o tamanho de órgãos (fígado, baço) e tecidos (pele) que tenham muitos lisossomos. Em alguns casos a substância não digerida é também eliminada em grandes quantidades na urina.

Uma em cada 25.000 pessoas tem a patologia, que desencadeia problemas em vários órgãos e sistemas como, fígado, ossos e articulações, coração, olhos, sistemas respiratório e nervoso, bem como comprometimento das funções cognitivas.

Santo Isidoro, o Lavrador, conhecido como padroeiro dos camponeses e agricultores

Padroeiro
Padroeiro dos trabalhadores, camponeses e agricultores de algumas cidades espanholas e italianas.

Resumo
Nascido em Madrid, por volta de 1070, Isidoro torna-se santo rezando, trabalhando nos campos e partilhando os seus bens com os mais pobres. Um agricultor que,  junto com a sua esposa, a Beata Maria de la Cabeza, esperou com empenho no trabalho dos campos, colhendo pacientemente a recompensa celestial ainda mais do que os frutos terrestres, e foi um verdadeiro modelo de agricultor cristão.

Trabalho e Oração
Apesar de trabalhar arduamente no campo, participava todos os dias da Eucaristia e dedicava muito espaço à oração, tanto que alguns colegas invejosos o acusavam, aliás, injustamente, de se afastar horas do trabalho. Inveja não falta, mas ele supera tudo também graças à ajuda de sua esposa Maria. Dessa maneira, revelou a profunda relação e importância entre trabalho santificado e oração.

Matrimônio
Com sua esposa, Maria de La Cabeza, viveu um casamento que sempre se caracterizou pela grande atenção aos mais pobres, com quem compartilhavam o pouco que possuíam. Ninguém saiu de Isidoro sem ter recebido algo. Os dois se santificaram mutuamente e Maria também foi reconhecida pela Igreja como Beata.

Morte e canonização
Morreu em 15 de maio de 1130. Foi canonizado em 12 de março de 1622 pelo Papa Gregório XV. Seus restos mortais estão preservados na igreja madrilena de Sant’Andrea.

A minha oração
“Querido santo, tu nos dá testemunho de que oração e trabalho são pilares de espiritualidade. Mostra-nos que a caridade advém também dessa experiência. Interceda para que tenhamos boas colheitas, interceda para que sejamos trabalhadores exemplares e pessoas generosas por excelência. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”

Santo Isidoro lavrador, rogai por nós! 


Outros santos e beatos celebrados em 15 de maio:

  1.   Em Lâmpsaco, no Helesponto, na atual Turquia, a paixão dos santos PedroAndréPaulo e Dionísia, mártires. († s. III)
  2.   Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, os santos Cássio e Vitorino, mártires. († s. III)
  3.   Na Sardenha, região da Itália, São Simplício, presbítero. († s. III/IV)
  4.   Em Larissa, na Tessália, região da Grécia, Santo Aquileu o Taumaturgo, bispo. († s. IV)
  5.   Em Autun, na Gália Lionense, na hodierna França, São Retício, bispo. († s. IV)
  6.   Na Etiópia, São Caleb ou Elésban, rei. († c. 535)
  7.   Em Septêmpeda, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, São Severino, bispo, cujo nome foi dado à cidade. († data inc.)
  8.   Em Bingen, junto ao rio Reno e perto de Mogúncia, atualmente na Alemanha, São Roberto, Duque. († s. VIII)
  9.   Em Córdova, na Andaluzia, região da Espanha, São Vitesindo, mártir. († 855)
  10.   Em Aix-en-Provence, na França, o Beato André Abellon, presbítero da Ordem dos Pregadores. († 1450)

– Pesquisa e redação: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

– Produção e edição: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova

COMPARTILHE AGORA MESMO