Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

22 de Fevereiro – Dia Internacional do Maçom, Dia do Auxiliar de Serviços Gerais e Cátedra de São Pedro

Neste sábado, 22 de fevereiro, comemoramos o Dia Internacional do Maçom. Mas muita gente ainda não conhece essa história, hoje vamos te contar como essa data surgiu.

O Dia Internacional do Maçom foi instituído durante a “Reunião Anual dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte” (Estados Unidos, Canadá e México), reunidas entre 20 de fevereiro e 22 de fevereiro de 1994, em Washington DC, a partir de uma sugestão apresentada pelo Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Irmão Fernando Paes Coelho Teixeira, que está oficializada entre maçons brasileiros pelo Decreto nº 3 de 10 de fevereiro de 1995 do Grande Oriente do Brasil.

E por quê 22 de fevereiro?

Porque foi neste dia, em Bridges Creek, na Virgínia, Estados Unidos, que nasceu George Washington, o principal artífice da Independência dos Estados Unidos. Nascido pouco depois do início da Maçonaria nos Estados Unidos (que ocorreu em 23 de abril de 1730, em Massachussets), Washington foi iniciado em 4 de novembro de 1752, na “Loja Frederickburg nº4”, de Frederickburg, no estado da Virgínia, foi elevado ao grau de Companheiro em 1753, e exaltado a Mestre em 4 de agosto de 1754.

No dia 22 de fevereiro comemoramos o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais.

Ele é um profissional indispensável para empresas, edifícios, condomínios, hospitais e muitos outros estabelecimentos em que os ambientes precisam estar limpos, organizados e em perfeitas condições.

Entre suas atribuições, o auxiliar presta ajuda imediata em diversas funções de uma empresa, garantindo o suporte necessário para diferentes demandas.

Aniversário das cidades brasileiras em 22 de fevereiro:

Andradas completa 135 anos no dia 22 de fevereiro e a Prefeitura planejou uma programação cultural e artística voltada para toda a família.

As comemorações terão início às 9 horas com solenidade cívica no Paço Municipal que contará com a Banda Lira da Mantiqueira e da professora de canto da Associação Amigos da Cultura de Andradas, Suzy Moraes, na execução e interpretação do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Andradas.

A partir das 15 horas, na Praça Dr. Alcides Mosconi, haverá mais uma edição da Feira Gastronômica, feira de artesanato, música ao vivo e brinquedos para as crianças.

15 horas – Show com o grupo SambaMore
18 horas – Show com a banda Half Pipe
21 horas – Show com a dupla João & Gustavo

Para comemorar o aniversário de São Desidério, a Prefeitura prepara uma programação especial nos dias 21 e 22 de fevereiro. Na sexta-feira, 21, a partir das 19h, a programação cultural contempla exposição de artes, recital de poesia, apresentação teatral e musical com a Banda de Choro Painho, a Filarmônica e o Coral Municipal, roda de capoeira, grupos de reisado e um bate papo com escritores da terra.

E no dia do aniversário do município, 22 de fevereiro, será realizada uma alvorada festiva pelas ruas da cidade às 5h da manhã, seguida pela largada do Ecobike Masculino e no final do dia uma grande festa será realizada na Orla da cidade. Os participantes vão curtir o carnaval antecipado, ao som de Tony Salles. Os artistas locais, Renan Felipe, Banda Art Manha, Marquinhos Bahia e Rodrigo Rocha também irão animar a noite do evento.

SHOW GOSPEL – Formada por Felipe Andrade (vocal e guitarra), Matheus Rocha (bateria), Henrique Santos (teclado e guitarra) e Gabriel Marucci (contrabaixo), a banda Salvaon, que tem 751,1 mil ouvintes mensais no Spotify, 345 mil inscritos no Youtube e músicas como “Só Quero Queimar”, “Teu Amor Venceu”, “Além do Impossível” e “Te Esperamos”, vai se apresentar na praça da Matriz, às 21h. A apresentação é gratuita.

Cátedra de São Pedro: de onde o Papa governa a Igreja

Festa para uma cadeira?
É muito mais do que um assento, uma cadeira ou parte de um objeto litúrgico do presbitério: é o reconhecimento de que a história da Igreja Católica, que passa de geração em geração, inicia-se na missão que Jesus deixa para Pedro, ao entregar a ele a autoridade sobre o seu povo.

Significado espiritual
A tradição da Igreja atribui um forte significado espiritual à Cátedra. Ela marca a sede fixa do bispo, localizada na Igreja mãe de uma diocese que, por esse motivo, é chamada “catedral”. Denota a autoridade do bispo. Traduz o ensinamento evangélico que o bispo, enquanto sucessor dos apóstolos, é chamado a transmitir à comunidade cristã.

Origem e sentido
A festa é uma antiga tradição do final do século IV. É uma oportunidade de dar graças a Deus pela missão confiada ao apóstolo Pedro e aos seus sucessores. A “Cátedra” de São Pedro é a representação do escolhido por Cristo como “rocha” sobre a qual a Igreja foi edificada (cf. Mateus 6, 18).

As Propriedades da Cátedra de São Pedro

A Grandeza da Cátedra
A Cátedra é um grande trono de bronze, sustentado pelas estátuas de quatro doutores da Igreja. Dois do Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do oriente, São João Crisóstomo e Santo Atanásio. A obra, do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini, está localizada na Basílica de São Pedro.

São Pedro
Pedro começou seu ministério em Jerusalém, depois da ascensão do Senhor e de Pentecostes. A primeira “sede” da Igreja foi o Cenáculo, em Jerusalém. É provável que, naquela sala, se reservasse um posto especial a Simão Pedro. Em seguida, a sede de Pedro foi Antioquia, na Síria, hoje Turquia. Era a terceira cidade do Império Romano, depois de Roma e de Alexandria do Egito. Naquela cidade, Pedro foi o primeiro bispo da Igreja.

Pedro em Roma
O caminho de Pedro percorre Jerusalém (Igreja nascente), passa por Antioquia (primeiro centro da Igreja, que agrupava pagãos) e, posteriormente, Pedro dirige-se à Roma, centro do Império, onde concluiu, com o martírio, seu serviço de difusão do Evangelho.

A Cátedra de São Pedro e Roma

Roma e os Papas
Por esse motivo, a sede de Roma, que havia recebido a maior honra, recebeu também a tarefa confiada por Cristo a Pedro: estar a serviço de todas as Igrejas particulares para a edificação e a unidade de todo o Povo de Deus. A sede de Roma, depois das migrações de São Pedro, foi reconhecida como a do sucessor de Pedro, e a “cátedra” de seu bispo representou a do apóstolo encarregado por Cristo de apascentar todo seu rebanho. A cátedra do bispo de Roma representa, portanto, não só seu serviço à comunidade romana, mas também a sua missão de guia de todo o Povo de Deus.

Minha oração
“Senhor Jesus, mais uma vez na história, existem levantes, fora e até dentro da Igreja, que ousam desrespeitar e não reconhecer o Sumo Pontífice, que se assenta na Cátedra Papal, como quem tem a autoridade sobre o povo de Deus. Senhor, tende misericórdia da humanidade e devolve a paz na Igreja de Cristo. Amém.”

São Pedro, rogai por nós!


Santos e beatos que a Igreja também faz memória em 22 de fevereiro:

  • São Papias, bispo em Hierápolis, na Frígia, atual Turquia [† s. II]
  • São Pascásio, memorável na França pela sua sabedoria e santidade de vida [† s. IV]
  • São Maximiano, bispo na Itália, combateu heresias [† 556]
  • Beata Isabel, virgem na França e fundadora do convento das Irmãs Menores [† 1270]
  • Santa Margarida, após morte de seu namorado, optou pela vida de penitência e foi recebida na Ordem Terceira de São Francisco, na Toscana, região da Itália [† 1297]
  • Beato Diogo Carvalho, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, ultrajado morreu congelado com outros companheiros em Sendai, cidade do Japão [† 1624]
  • Beata Maria de Jesus (Emilia d’Oultremont d’Hooghvorst), mãe de quatro filhos e viúva, sem negligenciar os cuidados maternos, se dedicou à constituição e direção da Sociedade das Irmãs de Maria Reparadora na Bélgica [† 1879]

Fontes:

  • Martirológio Romano
  • Vaticannews.va
  • Vatican.va

Pesquisa e Redação: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova

COMPARTILHE AGORA MESMO