22 de março: Dia Mundial da Água, sinônimo de vida

Dia Mundial da Água, sinônimo de vida

22 de março: Dia Mundial da Água, sinônimo de vida

Em 22 de março de 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU), em Assembleia Geral, instituiu o 22 de março como Dia Mundial da Água

Não há nada mais procurado nem mais comemorado, quando se encontra ao menos vestígios, em visitas a outros corpos celestiais do que a água. Também pudera, a existência de água permite imaginar a existência de vida, já que não existe vida sem água.

No nosso planeta, ⅔ de sua área é coberta por água. Como decorrência, a Terra é habitada por milhões de espécies animais e vegetais, todas elas sobrevivendo por conta desse líquido precioso, e, mesmo, milagroso a fazer brotar a vida.

Nas partes do mundo onde é difícil o acesso à água, a vida é bastante prejudicada. Não há nada pior do que morrer de sede, e isso acontece normalmente em várias regiões do planeta. Zonas inteiras da Terra já mudaram de paraísos tropicais a desertos.

Poluição

A poluição provocada pelo ser humano, por sua vez, vem provocando os maiores desacertos no clima da Terra, transformando rios, lagos, lagoas e mares em ambientes impróprios à vida em função da impureza de suas águas.

Então, no dia 22 de março de 1992 a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu que a data serviria para celebrar o Dia Mundial da Água. É que o difícil acesso à água potável é a causa de doenças e da miséria para 1.500 bilhões de pessoas.

Infelizmente, a água apta para uso humano (doce, potável e de fácil acesso) é uma parte muito pequena do total. A situação é preocupante e muitos especialistas consideram a questão da água como o desafio mais importante que a humanidade deve enfrentar no século XXI.

Preservação dos recursos hídricos

Em mais um Dia Mundial da Água é necessário colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Principalmente, para  refletirmos a respeito da necessidade de preservar os recursos hídricos.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Além de instituir o Dia Mundial da Água, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: Sergio Botelho

22 de março – Dia Mundial da Água

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!