ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

24 de Outubro – Aniversário de Manaus e Goiânia, Dia das Nações Unidas e Dia Mundial de Combate à Poliomielite

aniversário de Manaus, capital do estado do Amazonas, é celebrado no dia 24 de outubro.

Neste dia, no ano de 1848, a vila de Manaos foi elevada à categoria de cidade, inicialmente chamada de Barra do Rio Negro. Por isso, este foi o dia escolhido para as comemorações de aniversário da capital amazônica.

Manaus é a cidade com mais habitantes na região Norte do Brasil. Segundo estimativa de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cidade possui 2.219.580 habitantes.

História de Manaus

A origem da cidade está na fundação, em 1669, do forte de São José do Rio Negro, que daria início ao núcleo urbano.

Construído pelos portugueses, o forte tinha como função combater as investidas espanholas ao território amazônico. Pouco a pouco a urbe aumentaria, seria elevada à vila em 1838, e à cidade, em 24 de outubro de 1848. O nome do lugar tem suas raízes na nação indígenas dos “manaós” que viviam por ali.

Manaus cresceria com a demanda mundial pela borracha e a riqueza obtida com a extração e exportação do látex deixou marcas arquitetônicas, como palacetes e um dos símbolos de Manaus, o Teatro Amazonas.

Vista aérea de Manaus
O Teatro Amazonas, em Manaus, é o principal símbolo arquitetônico do Estado

Após a criação da borracha sintética, a cidade entraria em decadência econômica. No entanto, com a ditadura militar, Manaus volta a chamar a atenção do governo por conta da política de segurança nacional.

São realizadas obras, como a Transamazônica (1972), e regulamentada a Zona Franca de Manaus (1967) com o objetivo de atrair investimentos e povoamento à região. O propósito foi alcançado, mas os bairros periféricos foram ocupados de maneira desordenada e a população dobrou em apenas duas décadas.

Hoje, a cidade é um dos principais destinos turísticos do Brasil; assim como ponto de referência em temas de sustentabilidade e conservação ambiental.

O aniversário de Goiânia é celebrado no dia 24 de outubro (feriado municipal), com direito a um tradicional desfile cívico-militar, além de concertos e outras atividades culturais.

Fundada em 1933, Goiânia, uma das maiores cidades do nosso país, é conhecida pela sua área verde, o que faz dela o município com mais área verde por habitante do Brasil e quase do mundo, ficando atrás apenas de Edmonton, localizada no Canadá.

Goiânia

Na década de 30, Goiânia foi a primeira cidade brasileira planejada. Atílio Corrêa Lima (1901-1943) foi o seu planejador urbanístico.

Tudo aconteceu em decorrência do movimento Marcha para o Oeste, do governo Getúlio Vargas, que com o objetivo de acelerar o progresso da região, começou a incentivar a deslocação das pessoas para o Centro-Oeste. A cidade foi planejada para abrigar 50 mil pessoas, onde hoje vivem mais de 1 milhão de goianos.

Antes, a capital do estado era a Cidade de Goiás, também chamada de Goiás Velho, e sua arquitetura era barroca. A nova capital, no estilo Art Déco, acabou se tornando o maior patrimônio do estilo Art Déco na América Latina.

Jovem e já detentora de tantos títulos importantes, a capital de Goiás ainda ostenta a qualidade de ser uma das melhores cidades brasileiras para se viver. Essa posição tem em conta indicadores de saúde, segurança, educação, entre outros.

“Em 24 de outubro, celebra-se o Dia da ONU – Organização das Nações Unidas –, em referência à data de sua fundação, que ocorreu no ano de 1945 em substituição à antiga Liga das Nações — extinta em razão da emergência da Segunda Guerra Mundial. Após o término desse conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho do referido ano, o que deu origem à ONU, cujo funcionamento entrou em vigor, então, no dia 24 de outubro, data que, portanto, marca o seu aniversário.

Segundo a Carta das Nações Unidas, os objetivos da ONU são: a) manter a paz e a segurança em todo o mundo; b) Mediar e promover relações amistosas entre as nações; c) promover cooperações na resolução de problemas internacionais; d) ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão¹.

Atualmente, a ONU é composta por 193 países, configurando-se como uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de países-membros. Desse total, 51 são os seus fundadores, ou seja, aquelas nações que assinaram a Carta das Nações Unidas em 1945, o que inclui o Brasil. O último país a aderir à ONU foi o Sudão do Sul, em 2011, ano em que esse país tornou-se independente.”

 

Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento

O Dia Mundial da Informação para o Desenvolvimento assinala-se anualmente a 24 de outubro. Tem por objetivo relevar a importância da informação e da sua difusão para o desenvolvimento, num mundo cada vez mais globalizado. Este dia contribui, também, para a cooperação internacional, nomeadamente, no que respeita ao aumento do crescimento económico, da inclusão social e da erradicação da pobreza.

O papel das novas tecnologias pode ser igualmente um fator de aproximação e de redução das desigualdades entre os povos.

Este dia foi implementado através da Resolução 3038 (XXVII) adotada na Assembleia Geral da ONU, a 19 de dezembro de 1972.

24 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. A data foi estabelecida pelo Rotary Internacional para celebrar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite. Existem duas vacinas contra a poliomielite: a VPO (vacina pólio oral) ou Sabin, também conhecida por ser a vacina da gotinha; e a VIP (vacina inativada pólio) ou Salk, administrada por via intramuscular. As vacinas são conhecidas pelos nomes dos cientistas Jonas Salk e Albert Sabin, que desenvolveram as duas modalidades de imunizantes para a pólio.
COMPARTILHE AGORA MESMO