Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

29 de Novembro – Black Friday, Dia Nacional da Onça-Pintada e São Francisco Antônio Fasani

Manifestações têm sido realizadas em todo o país desde o início da mais recente onda de ataques de Israel contra os palestinos – Camila Araujo

Em todas as regiões do Brasil, atos marcam nesta sexta-feira (29) o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, quando se completaram 30 anos da divisão do território Palestino para criação do estado de Israel, sem consulta prévia aos habitantes da região.
Em 2023, a data ganha ainda mais simbolismo, já que a população palestina, especialmente a que vive na Faixa de Gaza, vivencia um massacre realizado pelas forças militares israelenses desde o último mês de outubro. Na última semana, um cessar-fogo diminuiu as hostilidades, mas as mortes palestinas já são cerca de 15 mil. Muitas das vítimas são crianças.

– Foto: Rubens Fraulini

Hoje, dia 29 de novembro, é celebrado o Dia Internacional da Onça-Pintada, um marco mundialmente reconhecido como um tributo a esse felino, símbolo da biodiversidade brasileira de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). As comemorações ocorrem em Foz do Iguaçu e região. Nos dias 24 e 25 de novembro, o artista visual Igor Izy esteve presente na cidade para lançar o “Onça Grafiteira”. O programa é uma iniciativa do Projeto Onças do Iguaçu e pretende sensibilizar as comunidades lindeiras ao Parque Nacional do Iguaçu por meio de murais temáticos ilustrando as onças da região. O primeiro mural foi realizado na Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza. 

Essas atividades não apenas celebram a beleza e importância da onça-pintada, mas também destacam a necessidade contínua de preservar essa espécie emblemática, promovendo a conscientização ambiental e envolvendo a comunidade na causa da conservação da biodiversidade. 

O Dia da Black Friday é comemorada anualmente na quarta sexta-feira de novembro. A data é conhecida mundialmente como uma ação promocional que oferece grandes descontos em diversos produtos de várias lojas do comércio.

Black Friday faz muito sucesso devido às oportunidades no mercado para os consumidores, que buscam grandes descontos, e para os lojistas, que querem aumentar as vendas.

No Brasil, muitas lojas estendem as promoções por vários dias, criando variações como Black Week ou até mesmo o Black November, dando mais tempo para os consumidores aproveitarem os descontos.

Origem da Black Friday

Black Friday surgiu nos Estados Unidos com o conceito de oferecer grandes descontos para diversos produtos em grandes lojas (físicas e online).

De acordo com algumas teorias, a Black Friday (“Sexta-feira Negra”, na tradução literal do inglês) seria um termo usado pela polícia norte-americana para a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês). O Dia de Ação de Graças nos EUA é tão importante quanto o Natal é no Brasil.

A Black Friday é comemorada um dia depois do Dia de Ação de Graças e, devido ao feriado prolongado, circulavam vários carros pelas ruas. Por esse motivo, os comerciantes começaram a aproveitar todo esse movimento para fazer promoções especiais e atrair a atenção dos consumidores.

No Canadá, a data foi estabelecida no país após perceberem que muitas pessoas viajavam para os Estados Unidos em busca de promoções nesse período.

A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em 2010, seguindo o mesmo formato da Black Friday americana. Inicialmente, o fenômeno de promoções foi implementado em produtos de lojas online. Com o sucesso da proposta e aceitação do público, essa ação passou a ocorrer também em lojas físicas.

Além da Black Friday, surgiram outros eventos similares que ajudam a movimentar o comércio nos meses do final do ano. Um deles é a Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética). Comemorado na segunda-feira depois da Black Friday, neste dia, as lojas online oferecem grandes descontos.

Origens
São Francisco Antônio Fasani nasceu em Lucera, na Itália, em 6 de agosto de 1681. Seu nome de batismo era Giovanniello. Seus pais, Giuseppe Fasani e Isabella Della Monaca, tiveram a alegria de vê-lo crescer dotado de promissores dons morais e intelectuais.

Ordem dos Frades Menores Conventuais
Seus estudos tiveram início no convento franciscano dos Frades Menores Conventuais de Lucera; onde a compreensão sobre sua vocação tornou-se mais clara. Demonstrando o desejo de seguir a vida apostólica e evangélica, assim que entrou para a Ordem dos Frades Menores Conventuais, assumiu os nomes dos santos Francisco e Antônio.

Grande Estudioso
Em 1696, o jovem Francisco emitiu seus votos, assim completando os estudos das artes liberais; e continuou os estudos filosóficos nos seminários de sua província religiosa. Em seguida, começou os estudos teológicos em Agnone e os continuou no Centro de Estudos Gerais em Assis, próximo ao túmulo de São Francisco. Foi lá que Francisco recebeu sua ordenação sacerdotal em 1705. Em 1707, doutorou-se em Teologia e tornou-se exímio pregador e diretor de almas. Exerceu os cargos de Superior do convento de Lucera e de Ministro Provincial.

São Francisco Antônio Fasani: o modelo perfeito de sacerdote e pastor de almas

Modelo
São Francisco Antônio apresenta-se a nós, de modo especial, como modelo perfeito de sacerdote e pastor de almas. Por mais de 35 anos, no início do século XVIII, em Lucera e também nos territórios ao redor, dedicou-se as mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal.

Amigo do Povo
Verdadeiro amigo do seu povo, ele foi para todos eminente mestre de vida, por todos procurado como conselheiro iluminado e prudente, guia sábio e seguro nos caminhos do Espírito, defensor dos humildes e dos pobres. Disto é testemunho o reverente e afetuoso título com que o saudaram os seus contemporâneos e que ainda hoje é familiar ao povo de Lucera: ele, outrora como hoje, é sempre para eles o “Pai Mestre”.

São Francisco Antônio Fasani era servo de todos os Frades

Verdadeiro “ministro”
Como religioso, foi um verdadeiro “ministro” no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida.

Páscoa
Acometido por uma enfermidade, ele queria oferecer sua morte ao Senhor com um espírito de alegria com a mesma expressão que dedicou toda a sua vida a Ele. Morreu em 29 de novembro de 1742. Seu corpo foi enterrado na igreja de São Francisco, após rituais fúnebres nos quais toda Lucera participou com o grito: “Nosso santo Padre Maestro morreu!”.

Via de Santificação
“Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações”, afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Francisco Antônio Fasani.

As testemunhas de seu processo canônico, por sua santidade, nos asseguram que Deus recompensou todo o zelo apostólico de São Francisco Antônio Fasani com abundantes frutos de conversão e uma vida cristã renovada entre os fiéis. Foi beatificado no dia 15 de abril de 1951 e canonizado em 13 de abril de 1986 pelo Papa João Paulo II.

Minha oração

“Querido frade, através dos sagrados votos de castidade, obediência e pobreza, pudeste alcançar a santidade. Que, da mesma maneira, sigamos esses conselhos evangélicos e nos tornemos amigos íntimos de Jesus, Nosso Senhor, amém.”

São Francisco Antônio Fasani, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 29 de novembro 

  • Em Roma, no cemitério de Trasão, junto à Via Salária Nova, São Saturnino de Cartago, mártir. († c. 250)
  • Em Toulouse, na Gália Narbonense, na atual França, a comemoração de São Saturnino, bispo e mártir. († c. 250)
  • Em Ancira, na Galácia, hoje Ancara, na Turquia, São Filomeno, mártir. († s. III)
  • Em Tódi, na Úmbria, região da hodierna Itália, Santa Iluminada, virgem. († c. s. IV)
  • Em Batnan, no Osroene, na hodierna Turquia, São Tiago, bispo de Sarug. († 521)
  • Em Deventer, na Frísia, na atual Holanda, a trasladação de São Ratbodo, bispo de Utrecht. († 918)
  • Em York, na Inglaterra, o Beato Eduardo Burden, presbítero e mártir. († 1588)
  • Na mesma cidade de York, oito anos depois, os beatos Jorge ErringtonGuilherme Gibson e Guilherme Knight, mártires. († 1596)
  • Em Aceh, ilha de Sumatra, na atual Indonésia, os beatos mártires Dionísio da Natividade , presbítero, e Redento da Cruz, religiosos da Ordem dos Carmelitas Descalços. († 1638)
  • Em Valladolid, na Espanha, o Beato Bernardo Francisco de Hoyos, presbítero da Companhia de Jesus. († 1735)
  • Em Roma, a Beata Maria Madalena da Encarnação, virgem, fundadora do Instituto das Irmãs da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento. († 1824)
  •  Em El Saler, localidade próxima de Valência, na Espanha, o Beato Alfredo Simão Colomina, presbítero da Companhia de Jesus e mártir. († 1936)

Fonte:

  • Martirológio Romano
  • Vaticannews.va
  • Vatican.va

– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

COMPARTILHE AGORA MESMO