Em ato público na Fazenda Jotabasso no último sábado, dia 25 de maio, os Vereadores Candido Gabinio, Jelson Bernabé, Paulo Roberto e Edinho Quintana entregaram documento à Ministra Teresa Cristina, solicitando sua intercessão junto ao INCRA.
Lile Corrêa com informações Capital News*
De acordo com o documento entregue à Ministra Teresa Cristina “Esta Câmara de Vereadores solicita à Ministra que intervenha junto ao INCRA, no sentido de destravar os processos que visam a Emissão dos Títulos Definitivos dos Assentamentos: Itamarati 1, Itamarati 2, Dorcelina Folador, Nova Era e Boa Vista”.
Os parlamentares destacaram que o município de Ponta Porã na fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai) tem grande quantidade de Agricultores Familiar, resultante da implantação de varios Assentamentos do Plano Nacional de Reforma Agraria, com mais de dez anos de implantação.
Jelson Bernabé salientou que “os Vereadores de Ponta Porã estão empenhados em solucionar este impasse, e a ação da Ministra Teresa Cristina será fundamental para o êxito da nossa solicitação que vai beneficiar os Assentados”.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, falou para diversas autoridades e centenas de participantes da importância de lideranças rurais no potencial produtivo de MS.
A ministra enfatizou o papel da CNA, das Federações e dos Sindicatos Rurais. “Nós precisamos cada vez mais dessas entidades para defender o produtor rural. Nós precisamos muito das nossas federações e da CNA, que são instituições respeitadas”, salientando a importância da união do setor.
Na propriedade foi inaugurado um armazém de sementes, moderno e projetado para atender a demanda interna do insumo, atualmente, em sua maioria, importado pelos produtores. Um dos anfitriões do eventos, o presidente do Conselho Administrativo da Jotabasso, José Américo Basso, afirmou: “Alcançar essa estrutura atual é o resultado de um trabalho desenvolvido há mais de 50 anos”.
Em seguida o diretor-superintendente da Jotabasso, Airton Francisco de Jesus, contou a trajetória dos fundadores da propriedade. “Naquela época não tinha tecnologia e pouca informação. Hoje, ainda existem muitos desafios, porém são outros”.
A ampliação da infraestrutura de armazéns da propriedade aumenta em 50% a capacidade de armazenamento de grãos e sementes. Para o governador de MS, Reinaldo Azambuja, o setor rural oportuniza desenvolvimento ao estado. “A área destinada ao plantio de soja está prevista em 3 milhões de hectares. Isso gera oportunidades. Precisamos melhorar a logística para aumentar a competitividade”.









