Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

DELEGAÇÃO DE PREFEITOS DE MATO GROSSO DO SUL EMBARCA PARA MISSÃO TÉCNICA E DE INOVAÇÃO EM SINGAPURA

Iniciativa organizada pelo Sebrae-MS leva gestores públicos ao continente asiático para conhecer soluções globais em saúde, segurança e mobilidade urbana
Prefeito Thalles 
Prefeito Marcelo Pe 
Campo Grande – Uma comitiva formada por 22 prefeitos de Mato Grosso do Sul embarcou rumo a Singapura, na Ásia, para integrar uma missão técnica internacional de alta relevância para o municipalismo do estado. Organizada pelo Sebrae-MS por meio do programa Cidade Empreendedora, a viagem foca na busca por modelos globais de excelência voltados para o planejamento urbano, inovação tecnológica e desenvolvimento econômico sustentável.
Entre os líderes que compõem a delegação sul-mato-grossense estão os prefeitos Thalles Tomazelli  (Itaquiraí), André Guimarães (Nioaque) e Marcelo Pé (Antônio João) que se juntam a outros gestores públicos — como o prefeito de Nova Andradina, Dr. Leandro Fedossi — em uma intensa agenda de compromissos no país asiático. O secretário de Estado da Semadesc, Artur Falcette, também integra as agendas internacionais com foco em tecnologia e meio ambiente.
O Hub da Inovação Global como Referência
Reconhecida globalmente como uma das cidades-Estado mais inteligentes, seguras e modernas do mundo, Singapura servirá de laboratório vivo para os mandatários sul-mato-grossenses. O objetivo principal da missão é absorver e adaptar soluções aplicadas pelo governo asiático em gargalos históricos das administrações municipais brasileiras.
A comitiva focará no estudo de três pilares centrais:

Saúde Pública: Modelos integrados de atendimento ao cidadão e digitalização de prontuários.

Segurança Pública: Monitoramento inteligente com uso de Inteligência Artificial e prevenção criminal urbana.

Mobilidade Urbana: Planejamento viário moderno, fluidez no trânsito e sustentabilidade no transporte de massa.

Para o prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli que compartilhou o anúncio da jornada técnica por suas redes sociais oficiais, a ida à Ásia representa uma oportunidade ímpar de modernização regional. “O grupo de prefeitos busca o que há de mais avançado no mundo para trazer ideias aplicáveis ao dia a dia do nosso interior, promovendo transformação social e atração de novos negócios”, destacou o gestor.
Desenvolvimento Conectado com o Interior
O programa Cidade Empreendedora, liderado pelo Sebrae-MS, visa estreitar a distância entre pequenos municípios e tecnologias globais. Para prefeitos de regiões de fronteira e do agronegócio — como Marcelo Pé (Antônio João) e André Guimarães (Nioaque) —, a imersão possibilita repensar a gestão com foco em desburocratização e atração de investimentos internacionais, conectando a produção do estado às principais práticas comerciais e de governança do mundo.

A agenda oficial da missão técnica se estende ao longo da primeira semana de novembro, período em que a delegação cumprirá reuniões governamentais, visitas a polos tecnológicos de ponta e painéis com especialistas em cidades inteligentes
COMPARTILHE AGORA MESMO