Evento foi promovido neste sábado (20), pelo Sistema Fiems, por meio do Sesi, em parceria com a TV Morena.
Por g1 MS
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/w/v/vx0vzsRQu7rOY7EEz0QA/whatsapp-image-2023-05-20-at-17.33.02.jpeg)
Ação Cidadania foi promovido em Porto Murtinho neste sábado (20) — Foto: Fiems/Divulgação
O Ação Cidadania realizado neste sábado (20), em Porto Murtinho, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, atraiu 3.664 pessoas e realizadou 5.106 atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer. A iniciativa é do Sistema Fiems, por meio do Sesi, e da TV Morena, com mais 27 parceiros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/h/l/sstBp0T7uCINJIJVqM7A/whatsapp-image-2023-05-20-at-07.14.29.jpeg)
Fila grande antes mesmo da abertura dos portões — Foto: Caio Tumelero/TV Morena
O evento, que começou às 8 horas e terminou às 15 horas na praça de eventos da cidade, ofereceu serviços gratuitos como emissão de RG e CPF, orientação jurídica, balcão de emprego, vacinação, atendimento médico e odontológico, esmaltação de unhas e workshops de costura criativa, entre outros.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a importância dos parceiros é fundamental para a realização do evento. “Esse é o décimo ano de realização do Ação Cidadania e é uma satisfação muito grande ver as pessoas, crianças, idosos e a população em geral recebendo diversos serviços gratuitos. Quando reunimos os parceiros num único dia para oferecer diversos atendimentos diferentes para a população, você vê o resultado e a satisfação das pessoas que estão recebendo esses atendimentos”, afirmou.
Na avaliação do gerente de programação da TV Morena, Kaká Neves, o Ação Cidadania transmite o compromisso de responsabilidade social. “Essa parceria com a Fiems tem importância. Quem ganha com esse trabalho é a população, com serviços gratuitos de qualidade, que vão fazer diferenças nas vidas dessas pessoas”, disse.
O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, agradeceu o apoio da Fiems e da TV Morena para a realização do evento no município. “Nossa cidade é o portal da Rota Bioceânica e sabemos que terá grandes investimentos. Nada mais justo do que ser escolhida para receber o primeiro Ação Cidadania de 2023, já trazendo serviços e atendimentos que vão melhorar a vida da nossa população”, declarou.
Também presente ao evento, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou a tradição do Ação Cidadania em levar serviços gratuitos para a população de Mato Grosso do Sul. “A população de Porto Murtinho é carente na questão de documentação e qualificação profissional. Então o Ação Cidadania traz isso e ajuda com que essa população se aproprie do crescimento causado na região pela Rota Bioceânica. O evento vem para preparar jovens, homens e mulheres, para esse novo momento da cidade, com documentação, com qualificação”, comentou
Já o deputado estadual Paulo Corrêa reforçou a importância do Ação Cidadania para a população de Porto Murtinho. “É uma renovação de mentalidade, uma forma diferente de agir, trazendo o empresariado, o poder público para atender as pessoas. Sérgio Longen atendeu nossa solicitação de realizar esse evento aqui em Porto Murtinho, que é a porta de entrada de Mato Grosso do Sul e do Brasil na Rota Bioceânica”, salientou.