ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Ação PSE nas escolas estaduais Aral Moreira e Pantaleão Coelho Xavier em Antônio João

Profissionais da secretaria de saúde realizam atividades educativas nas escolas Aral Moreira e Pantaleão Coelho Xavier para prevenir ISTs e AIDS e promover a saúde dos adolescentes

Nos dias 08 e 09 de maio, a secretaria municipal de saúde de Antonio João, em parceria com o Programa de Saúde na Escola (PSE), realizou atividades educativas sobre saúde sexual e reprodutiva e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). As atividades ocorreram nas escolas estaduais Aral Moreira e Pantaleão Coelho Xavier e foram preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante as atividades, as profissionais da secretaria municipal de saúde – a terapeuta ocupacional Arleyde Pereira Viana e a educadora física Ivoneth Maria B. Basso – trabalharam em equipe para promover a prevenção e a promoção da saúde dos adolescentes das escolas. Houve troca de conhecimentos, favorecendo o amadurecimento e os valores dos estudantes, além de orientação quanto à responsabilidade afetiva, emocional, social e de bem-estar.

Foram abordados temas relacionados aos hábitos de higiene corporal, mental, pessoal e de lazer. Os profissionais também destacaram que a saúde sexual e reprodutiva entre os indivíduos deve ser segura, preventiva e responsável. Além disso, foram realizadas orientações sobre cuidados relacionados a abuso e pedofilia, com ênfase no mês Maio Laranja, que tem como objetivo coletivo garantir o direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência, para a população infanto-juvenil.

O secretário Municipal de Saúde, Rafael Santos da Rosa, destacou a importância da ação realizada nas escolas estaduais Aral Moreira e Pantaleão Coelho Xavier. Segundo ele, “a promoção da saúde e a prevenção de doenças passa pelo ambiente escolar. Por isso, é fundamental levarmos essas informações aos adolescentes, para que eles possam ter uma vida saudável e plena”.

Rafael ainda ressaltou que a equipe multiprofissional da secretaria está empenhada em levar informações sobre saúde sexual e reprodutiva para todas as escolas do município. “Vamos trabalhar em conjunto com as escolas para que ações como essa sejam realizadas com frequência, levando informações e orientações para que nossos jovens possam se cuidar e prevenir doenças”.

O prefeito de Antonio João, Marcelo Pé, também enfatizou a importância da ação, destacando que mesmo sendo um tema delicado, é essencial para conscientização dos jovens. “Precisamos falar sobre saúde sexual e reprodutiva, pois é uma questão de saúde pública. É importante que nossos adolescentes saibam como se cuidar e como prevenir doenças”, afirmou.

Com o trabalho em equipe da secretaria de saúde e o apoio da equipe gestora das escolas, as atividades do PSE foram um sucesso e contribuíram para a formação de jovens mais conscientes e responsáveis quanto à sua saúde e bem-estar.


Com informações Joaz Balbuena e Fotos Luan Marques*

COMPARTILHE AGORA MESMO