Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

Alunos de Escolas Municipais de Ponta Porã expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Alunos do 1º ao 9º ano de cinco Escolas Municipais de Ponta Porã, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.

A Feirinha do JEPP, como é chamada ação, envolveu as Escolas Municipais: Dora Landolfi, Osvaldo de Almeida (Polo Rural), Jardim Ivone (Polo), Conceição Capiberibe Saldanha e João Carlos Pinheiro Marques (Polo) e é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação dos professores e, a partir disso, os alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.

Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Para Elizabeth da Silva, coordenadora da Escola Polo Municipal Jardim Ivone, por meio da iniciativa foi possível proporcionar aos alunos um momento de interação de trabalho em equipe. “A metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi uma inovação para nós. Essa foi a primeira vez que aplicamos o JEPP aqui na escola e foi um sucesso tanto entre os alunos quanto entre os professores. As crianças participaram ativamente da iniciativa e isso é o mais importante”, comenta a coordenadora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

* Amanda Maia / Diretoria de Comunicação

COMPARTILHE AGORA MESMO