Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

Aniversários das cidades brasileiras que celebram no dia 24 de fevereiro

Adustina – Bahia

A história do município teve início em 1857, com uma pequena povoação de fazendeiros e agricultores. Em 1905, uma capela e um cemitério foram construídos. O povoado foi expandido em 1915, contando naquele momento com 200 casas.


Araças – Bahia

Araçás é uma cidade de Estado do Bahia. Os habitantes se chamam acaraenses.
O município se estende por 487,1 km² e contava com 12 177 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 25 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Itanagra, Alagoinhas e Catu, Araças se situa a 24 km a Norte-Leste de Catu a maior cidade nos arredores.
Situado a 51 metros de altitude, de Araças tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 12° 13′ 13” Sul, Longitude: 38° 12′ 21” Oeste.
O prefeito de Araças em 2025 se chama AGAMENON OLIVEIRA COELHO.

Araguainha – Mato Grosso

Araguainha teve sua colonização nos anos 40, com a chegada de garimpeiros. Em 1947, o Prefeito do município de Alto Araguia, requereu junto ao governo estadual a criação de um povoado para esta região, que recebeu o nome de Couto Magalhães, em homenagem ao ex-presidente da Província. A Lei estadual nº 1.964 de 11 de novembro de 1963 criou o município de Araguainha, desmembrando do município de Ponte Branca. Este recebeu tal nome devido ao fato da cidade estar situada à margem esquerda do rio Araguainha que deságua no rio Araguaia. Sua emancipação se deu em 24 de fevereiro de 1964.

Uma cratera formada por uma queda de um asteroide em Goiás foi reconhecida em uma lista internacional que selecionou os 100 Sítios do Patrimônio Geológico da União Internacional das Ciências Geológicas. O Domo de Araguainha, que fica entre o estado goiano e Mato Grosso, foi criado pelo impacto de um asteroide com mais de 1 km de diâmetro há cerca de 250 milhões de anos.

O Domo de Araguainha é uma cratera de 40 km de diâmetro, que é cortada pelo Rio Araguaia, que divide os estados de Goiás e Mato Grosso. A professora conta que a cratera é uma das poucas do mundo que tem todas as estruturas preservadas. Outros dois locais brasileiros entraram na lista: o Pão de Açucar, no Rio de Janeiro, e o Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

Banzaê – Bahia

Praça Nossa Senhora da Conceição – Sede!
Foto: Wesley Matos

Banzaê faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2008 é de 11.166 habitantes. Banzaê situa-se no nordeste da Bahia, compondo a região de Planejamento do Nordeste e a Região Administrativa de Cipó, como também a micro região homogênea de Ribeira do Pombal, possuindo uma área de 221km².

A área tem por origem uma aldeia Quiriri, e foi por largo tempo povoado administrado por Ribeira do Pombal. Município criado, com território desmembrado de Ribeira do Pombal, por força de Lei Estadual, de 24/02/1989. A sede foi elevada à categoria de cidade, quando da criação do município.

Caraíbas – Bahia

Caraibas – Foto Expressao Bahia

Caraíbas é um município brasileiro do estado da Bahia. Este município está entre os 24 que compõem o território de identidade do Sudoeste Baiano, proposto pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

Feira da Mata – Bahia

Os primitivos habitantes da região foram os índios caiapós. O Manuel Nunes Viana expulsou os índios e estabelecendo-se no local. As famosas feiras das frutas organizadas pelos membros da família Da Mata deram o nome do município e até hoje ostenta o nome dessa nobre casa de Portugal. A emancipação política do município deu-se em 1989, quando desmembrou-se de Carinhanha.

Igrapiúna – Bahia

Igrapiuna – Foto Sérgio Isensee

Elevado à categoria de município com a denominação de Igrapiúna, pela Lei Estadual nº 4835, de 24-02-1989, desmembrado do Município de Camamu. Sede no antigo Distrito de Igrapiúna. Constituída do distrito sede. Instalado em 02-02-1990. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Itaguaçu da Bahia – Bahia

O distrito foi criado com o nome Tiririca do Luisinho por lei municipal de 1900, subordinado ao município de Xique-Xique. Em 1989 foi elevado à categoria de município com a denominação de Itaguaçu da Bahia pela Lei Estadual nº 4839 de 24 de fevereiro de 1989. Itaguaçu é um termo de origem tupi que significa pedra grande, pela junção de itá (pedra) e gûasu (grande).

Iuiú – Bahia

Lagoa da Amizade em iuiu

Iuiú, munici­pio brasileiro, situado no Estado da Bahia, no Vale do Iuiu, região que j[a foi uma das maiores produtoras de algodão do Brasil. A ocupação do município de Iuiu esta vinculada a historia do municipio de Carinhanha, cujo povoamento relaciona-se ao movimento dos bandeirantes em busca de região produtoras de ouro pelo interior do país.

Jucuruçu – Bahia

Jucuruçu é vocábulo indígena que significa cobra grande, nome dado pelos indígenas devido as curvas do rio dando a impressão de que o mesmo é uma grande cobra.

Jucuruçu se iniciou com a chegada das famílias Rocha e Rodrigues, retirantes da forte seca que atingiu o semiárido baiano no final da primeira década do século xx.

Estabeleceram-se em meadas de 1912, as margens do rio Jucuruçu, por definirem que ali havia terra boa para plantio, criação de animais e água em abundância . os patriarcas das famílias respectivamente foram Ramiro Rocha e José Rodrigues. As matriarcas das famílias respectivamente foram Florzina Rocha e Vitorina Maria Rodrigues.

Em 1933, através do decreto Estadual N° 8531, foi criado a comunidade Santo Antônio , pertencente ao território do município de prado. O território foi doado por Manoel de Du para a instalação da zona comerciária, desmembrando partes das terras da Fazenda Venezuela, propriedade de sua família.

Nova Redenção – Bahia

Pedra da Arara em Nova Redenção – Foto Jornal da Chapada

Nova Redenção é uma cidade de Estado do Bahia. Os habitantes se chamam nova-redençoenses.
O município se estende por 431,3 km² e contava com 7 538 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 17,5 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Vera CruzAndaraí e Itaeté, Nova Redenção se situa a 85 km a Norte-Leste de Piatã, a cidade mais próxima nos arredores.

Novo Triunfo – Bahia

Novo Triunfo foi fundado por Antônio Guerra no século passado e, reza a lenda, a primeira pessoa a habitar a região do município foi um forasteiro que tinha a fama de comer muito, ficando a região e, posteriormente o município, conhecido como Guloso. Ao passar à categoria de povoado recebeu o nome de Triunfo de Antas, cidade à qual pertencia. Sua emancipação política se deu no dia 24 de fevereiro de 1989, conseguido pelo valente sertanejo Paulo Pereira de Castro, mais conhecido como seu Paulo de Zuza, influente homem na região, trouxe telefone para o município, na época era uma cabine simples com apenas um telefone fixo para todo município e logo após trouxe telefone para cada casa individualmente, levou o asfalto até o entroncamento do município de Antas, levando ao município mais acesso, comunicação e finalmente seu Paulo de Zuza passou a acreditar num lugar melhor chamou este município de Novo Triunfo.

Piraí do Norte – Bahia

Pirai do Norte – Foto Amurc

Antiga Capela do Rio do Peixe, o município de Piraí do Norte deve seu surgimento à escolha de sua área como ponto de parada das tropas que faziam o transporte de mercadorias diversas oriundas das cidades situados no litoral, especialmente Santarém e Valença, para as demais cidades da região.

Ponto Novo – Bahia

O povoado de Ponto Novo surgiu especialmente reunindo as famílias de posseiros, de lavradores e de operários que trabalharam na construção de uma ponte sobre o Rio Itapicuru-Açu em uma estrada construída pelo Governo do Estado da Bahia implantada com o objetivo de ligar a cidade de Feira de Santana à cidade de Juazeiro

Presidente Tancredo Neves – Bahia

O município de Presidente Tancredo Neves, antes conhecido como Tabuleiro de Liberina (1940), teve início com uma barraca de palha que ficava às margens da estrada que ligava as propriedades rurais à cidade de Valença, Nazaré e Aratuípe

Sabinópolis – Minas Gerais

Sabinópolis surgiu de um grande arraial nas montanhas do Vale do Rio Doce, entre os rios Correntes, Corrente-Canoas e Correntinho, nas encostas da Serra do Botelho, caminho dos bandeirantes que exploravam o ouro da região.

Foto : Zaqueu Batista Ribeiro,

Sabinópolis, uma pequena jóia no interior de Minas Gerais, um destino turístico que oferece uma experiência rica em cultura, história e belezas naturais. Situada em uma
região montanhosa e verdejante, esta encantadora cidade atrai visitantes em busca de tranquilidade, aventura e autenticidade.

De relevo e paisagens diversificadas, que variam de serras a vales pouco ondulados. Sabinópolis é contemplada pela presença de montanhas, córregos e águas cristalinas,
provenientes de nascentes dos Rios Guanhães, Corrente Grande e Corrente Canoa.

Sítio do Mato – Bahia

A cidade foi batizada de “Sítio do Mato” por estar localizada às margens do Rio São Francisco, numa reserva florestal onde pessoas fizeram ocupações, construindo um sítio. Quando se tornou distrito, chamava-se Porto Feliz, porém tal nome não pôde permanecer por conta de já existir outro município com tal título

Sobradinho – Bahia

Lago de Sobradinho – Foto Carlos Britto

O nome Sobradinho tenha se originado em função de um pequeno sobrado localizado próximo a cachoeira, para operação do sistema de eclusagem, a qual era chamada ora de Cachoeira do Sobrado ora de Cachoeira do Sobradinho.

A Barragem de Sobradinho, localizada no rio São Francisco, no estado da Bahia, Brasil, é uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do país e tem grande importância tanto para a geração de energia quanto para o abastecimento de água e a navegação na região.

Umburanas – Bahia

José Rufino, deslocou-se para um povoado conhecido por Alagoinhas do município de Campo Formoso – Bahia. Em data de 26 de março de 1926, João Tropeiro, convida seu colega João da Silva Lima para uma caçada. Adentre uma floresta escura e alta cujas árvores tinham o nome de Umburana de Cheiro.

Umburanas, município situado na microrregião de Jacobina, obteve sua emancipação política por meio da Lei Estadual 4.844, de 24/02/1989, sendo instalado em 01/01/1990.

Vereda – Bahia

Habitada inicialmente pelos indígenas aimorés, o pequeno povoado teve início com a chegada das primeiras famílias de origem branca que fundaram a primeira vila denominada São Sebastião de Vereda.

Situada às margens do rio Jucuruçu, as primeiras famílias a chegar à região foram os Lacerda, Gobira e Nonato. O desenvolvimento só veio anos depois com a exploração da madeira, abundante na região, principalmente o jacarandá e a peroba.

município conta com os povoados de Cruzeiro do Sul, São José de Vereda (Piau), Massaranduba, Sulzinho, Centenário e São João da Prata (esse último por ser divisa de município pertence aos municípios de Vereda e de Itamaraju).

COMPARTILHE AGORA MESMO