O Centro de Educação Especial de Ponta Porã (APAE/CEDEP) marcou presença na 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes ocorrido no período de 05 a 10 de dezembro em Aracaju-Sergipe, que mostra importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade por meio da prática esportiva.
A APAE/CEDEPP obteve destaque com resultados significativos por meio da aluna Karen Carolina Delgado, que conquistou a medalha de ouro nos 100 metros na modalidade de Atletismoe da aluna Angélica Rivas Vilhagra que ficou em quarto e quinto lugar no salto à distância com asignificativa marca de 3.05.
Conforme informou a direção da APAE/CEDEPP, a prática esportiva junto aos alunos especiais vem sendo inserida de forma planejada, mudando a rotina da comunidade escolar, professores, estudantes e direção.
“A prática esportiva vem possibilitando uma integração entre a instituição e os familiares, proporcionando dieta alimentar, refletindo e obtendo de todos nós o que temos de melhor. Desejamos incluir nossos estudantes enquanto atletas como profissionais, com bolsa atletas e que possam ter apoio para representar empresas ou marcas que tenham interesse em patrocinar” disse Jussara Freire, Presidente da APAE/CEDEPP, ressaltando que “o nosso orgulho é por entendemos que nossos estudantes tem potencial para participar de todas as modalidades nas Paraolimpíadas e que o investimento realizado vai fazer despontar Ponta Porã em nível nacional e internacional”.
A delegação da APAE/CEDEPP esteve composta pela Presidente Jussara Ferreira, Coordenadora Monalisa Mara Meninelli, Professor de Educação Físsica, e Jurandir Prette, Professor de Educação Física e treinador Geder Willian Nascimento Ramires e coordenadora Monalisa Mara Meninelli, esforços enviados para que este resultado fosse possível.
A promoção das Olimpíadas Especiais da Apae – edição nacional tem como realizadora a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), também conhecida por Apae Brasil.
Nos seis dias do evento, o Centro de Convenções AM Malls, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit), estiveram movimentados com os encontros e disputas de mais de 1.600 participantes que vieram de todo Brasil para competir em 11 modalidades: atletismo, basquete, bocha, capoeira, futsal, futebol society, handebol, ginástica artística, ginástica rítmica, natação e tênis de mesa.
A competição é realizada desde 1973, e tem como objetivo estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer. A primeira edição nacional ocorreu na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
A última edição do evento ocorreu em 2018, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Legenda – Direção, Equipe Técnica e Atletas APAE/CEDEPP
Legenda 2 – Professores e atletas APAE-CEDEPP