ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Após 58 minutos em cirurgia, Gatinha passa bem em Centro Veterinário

Lile Corrêa*

Uma gatinha que atende pelo nome de Pontinha, sem raça definida, tricolor, pesando 1,5 kg de propriedade da senhora Carolina, deu entrada no Centro Veterinário de Ponta Porã, no dia 17 de setembro de 2017 por volta das 14h45 horas. A dona da gatinha mencionou que “seu animal havia parido há 1 mês e estava com um machucado no peito que apareceu há uns 3 dias”.

A paciente foi atendida pelo médico veterinário especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais Dr. Marcelo Rezende que constatou: hipertermia, taquicardia, taquipneia, inapetência, secreção vaginal sanguinolenta e secreção mamaria mucopurulenta. A suspeita diagnóstica foi de metrite e mastite ulcerativa. Foi solicitado exames de sangue.

O animal foi internado, medicado e preparado para cirurgia de mastectomia parcial para solucionar o problema da infecção mamaria e castração para retirada do útero o qual também apresentava infecção.

De acordo com o Dr. Marcelo Rezende “os exames deram infecção grave, trombocitopenia e hiperglicemia.A cirurgia demorou 58 minutos. A paciente acordou 15 minutos depois. Pontinha passa bem, segue internada. Receberá alta em breve e voltara para casa sob os cuidados de sua proprietária”.

Rezende salientou que “metrite – é uma inflamação do útero, que pode ocorrer após a gravidez. Fatores como a demora no trabalho de parto ou placentas retidas pode levar a metrite. As bactérias tais como Escherichia Coli podem provocar uma infecção do útero. O principal sinal de infecção bacteriana é secreção vaginal. Geralmente a infecção inicia-se no mamilo e ascende até às glândulas mamárias, a mastite pode ir desde uma inflamação leve que apenas apresenta sintomas leves até uma infecção grave com gangrena”.

COMPARTILHE AGORA MESMO