O anúncio do quarto intervalo da greve foi feito na manhã deste sábado (26) pelo presidente do Comitê Pro Santa Cruz, Rômulo Calvo, junto do chefe do Comitê Interinstitucional, Vicente Cuellar.
Por Débora Ricalde e Leonardo Almeida, g1 MS
Bolívia declara suspensão de greve, mas fronteira com o Brasil continua fechada — Foto: TV Morena
O presidente do Comitê Pro Santa Cruz, Rômulo Calvo, anunciou neste sábado (26) a suspensão da greve para pressionar o governo federal da Bolívia a realizar o Censo Demográfico e Populacional. Entretanto, a fronteira que liga Puerto Suarez, cidade Boliviana, com Corumbá, município de Mato Grosso do Sul, permanece fechada.
Segundo os manifestantes, a liberação para caminhões depende de novas negociações. A justificativa para manter fechada é para pedir a libertação de três homens presos suspeitos da morte que teve no início do protesto.
“A partir deste momento fazemos uma sala intermediária, levantamos a greve e os bloqueios, sem suspender nossa luta, continuamos em emergência. Vamos saber como administrar nossa vitória para o benefício de todos”, afirmou o presidente à imprensa boliviana.
Conforme apurado pelo g1, máquinas já estão fazendo a limpeza de montes de areia que estavam acumulados pouco a frente da linha internacional, impedindo a passagem pelo local.