Bloqueio atmosférico mantém o ar abafado e dificulta a formação de chuva em parte do Centro-Sul. A partir do fim de semana, instabilidades avançam pelas bordas do sistema e elevam o risco de pancadas intensas, rajadas de vento e trovoadas

Por Roberto Peixoto, g1
Depois de uma quinta-feira (25) marcada portemperaturas extremas, o calor continua sendo o principal destaque do tempo nesta sexta-feira (26) em grande parte do Brasil.
O padrão atmosférico que vem atuando nos últimos dias segue favorecendo a permanência do ar quente, o que mantém o tempo seco em algumas áreas e eleva a sensação de abafamento desde cedo, especialmente nas regiões do Centro-Sul.
Assim, segundo os meteorologistas, nesta sexta os termômetros devem continuar elevados em todo o estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Goiás (GO), leste de Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR) e norte de Santa Catarina (SC).
Nessas regiões, as temperaturas continuam vários graus acima da média para dezembro, o que configura uma onda de calor.
Os meteorologistas definem que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
Em São Paulo (SP), as máximas devem ficar novamente entre 34 °C e 35 °C, com sol forte durante boa parte do dia e aumento de nuvens no período da tarde.
Na capital paulista, segundo a Climatempo, a chuva pode até aparecer, mas de forma irregular e localizada, sem efeito significativo na redução do calor.
Veja o mapa da onda de calor. — Foto: Arte/g1 – Gui SousaJá no Rio, esta sexta segue com tempo firme, sol predominando e temperaturas muito elevadas. As máximas ficam entre 38 °C e 39 °C.
O sábado mantém o mesmo padrão, e apenas no domingo há sinal de um aumento gradual de nebulosidade, mas que também não deve afetar a redução do calorão.
Em Minas Gerais, o calor se espalha por diferentes regiões. Belo Horizonte (MG) registra mais um dia quente, com máximas próximas dos 33 °C, enquanto o Triângulo Mineiro e o sul do estado enfrentam temperaturas ainda mais altas, acompanhadas de períodos de céu aberto.




