Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

Câmara realiza Audiência Pública “Enfrentamento contra a Violência às mulheres”

Câmara realiza Audiência Pública “Enfrentamento contra a Violência às mulheres”
A presidente em exercício da Câmara Municipal de Ponta Porã, Kamila Alvarenga, reuniu na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, proeminentes mulheres de nossa cidade, estado e do Paraguai, para tratar de questões alusivas ao enfrentamento da violência contra mulher.
A Audiência Pública “Enfrentamento contra a violência às mulheres” foi sediada no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de 4 palestrantes com proficiente trabalho no tema.
A Dra. Thielly Dias de Alecar Pittan, juíza da 1º Vara Criminal da Comarca de Ponta Porã, trouxe uma importante fala na palestra intitulada “Enfrentamento Contra a Violência às Mulheres – Sob a perspectiva do Poder Judiciário.” Ela trouxe dados sobre a quantidade de casos de violência doméstica no Brasil e que os números só crescem, são 613.529 casos de violação de direitos por ano, dos quais 1.437 casos resultam em morte.
Para ela “quando a coisa chega na mão da justiça a sociedade já falhou na tarefa de proteger às mulheres” e convocou às autoridades presentes para que façam ações conjuntas na prevenção destes crimes contra à mulher.
Também palestraram a Dra. Daniely Heloise Toledo, e a Dra. Raianni Caroline Almeida Passos, ambas do Instituto Mulher de Dourados. Elas trouxeram exemplos de casos de mulheres violadas que elas costumeiramente atendem e as medidas de proteção à mulher, cabíveis na Lei Maria da Penha.
A Dra. Marianne Cristine de Souza, falou sobre a importância da rede multidisciplinar de serviços para acolher a mulher e seus filhos em situação de vulnerabilidade em decorrência da violência e das mudanças na lei que garantem auxílio moradia e manutenção dos direitos de propriedade em caso de abandono de lar, decorrente de fuga do agressor.
No encerramento da audiência, houve a fala da Primeira Dama do Município, Paula Consalter Campos, que propôs a criação um grupo de trabalho para que ações concretas possam ser efetivadas e o que foi discutido no evento não fique reduzido apenas ao campo das ideias. O grupo de trabalho já conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Porã, de diversas autoridades e segmentos da sociedade. A Vereadora Anny Espínola fez o lembrete para que autoridades paraguaias sejam incluídas neste grupo de trabalho. Também estiveram presentes a Vereadora Lourdes Monteiro, o Vereador Agnaldo Miudinho e o Presidente da Casa de Leis, Candinho Gabínio.
COMPARTILHE AGORA MESMO