Candinho Gabínio quer tipagem sanguínea registrada no RG e na CNH

Para a comodidade da população, o presidente da Câmara de Ponta Porã, Candinho Gabínio, solicitou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 22 de outubro, a possibilidade de inclusão de tipagem sanguínea no Registro Geral (RG) e na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O pedido do parlamentar foi encaminhado ao prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho, com cópias ao governador Reinaldo Azambuja, ao deputado federal Beto Pereira, ao secretário estadual de Segurança Pública Antonio Carlos Videira e ao diretor presidente do Detran-MS Luiz Carlos da Rocha Lima.

“Esta indicação tem como base, garantir ao cidadão comodidade e consequentemente diminuir o excesso de documentos que normalmente o munícipe carrega. Ressaltamos que ao inserir o tipo sanguíneo dentro do RG e da CNH temos o conhecimento de que serão garantidas informações necessárias em caso acidentes ou outras circunstancias urgentes”, explicou.

Faixa de pedestre

Durante a sessão ordinária, o presidente do Poder Legislativo também solicitou que sejam instaladas passagens de pedestres em todas as pontes do município. A solicitação foi encaminhada ao prefeito, Hélio Peluffo Filho, com cópia ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso.

Candinho disse que esse pedido tem como base priorizar a segurança dos transeuntes, principalmente as crianças que passam por essas pontes e correm o risco de sofrer acidente por veículos que transitam em alta velocidade. “Esta solicitação é necessária, tendo em vista que em nosso município existem várias pontes sob córregos, porém, nenhuma possui um espaço adequado para pedestres”, concluiu.