Confira a atuação dos vereadores de Ponta Porã: Biro Biro, Candinho, Farid e Zé Menino

Biro Biro reitera pedido de cadastramento de famílias que precisam legalizar imóveis

O vereador Biro Biro está solicitando à Prefeitura de Ponta Porã para que seja feita pesquisa e cadastramento das famílias que estão em lotes, terrenos, casas e imóveis em geral nas áreas do Município para a legalização dos mesmos.

O parlamentar reiterou um pedido feito anteriormente por meio da indicação nº 56/2021. Desta vez, o vereador apresentou uma nova indicação, na sessão ordinária de 5 de outubro, na Câmara Municipal de Ponta Porã.

O documento contendo o pedido foi encaminhado ao prefeito Hélio Peluffo Filho e senhor Carlos Bordão, diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação.

Segundo ele, “o atendimento a esta indicação é necessária pois devido à falta de regularização dos imóveis por falta de documentação causa transtornos e dificuldades a estes na hora de comprovar sua titularidade perante algumas instituições financeiras. Assim, este Vereador espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”.

Iluminação

O vereador Biro Biro também apresentou indicação solicitando que seja feita a instalação de braços de iluminação pública nos postes ao longo de toda extensão, da rua Udinese, bairro Nossa Senhora de Fátima.

O parlamentar explicou que fez a solicitação devido a criação de novo acesso para entrada naquele bairro, através desta via que ainda não conta com esse benefício de iluminação, a qual é primordial para a segurança dos moradores.

O pedido foi encaminhado ao prefeito Hélio Peluffo Filho e ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso.

Vereador Candinho Gabínio pede instalação de lixeiras comunitárias em pontos estratégicos

O vereador Candinho Gabínio apresentou na sessão ordinária de 5 de outubro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, uma indicação em que solicita ao prefeito Hélio Peluffo Filho e ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso, a instalação de lixeiras comunitárias, em pontos estratégicos nos centros de lazer e ponto de ônibus, neste município.

“A presente indicação tem como base o descarte inadequado de lixos nas ruas da cidade que, além de poluição visual e ambiental, provoca a proliferação de roedores e insetos. Por consequência, leva ao entupimento dos bueiros que escoam águas pluviais, resultando em inundações na época chuvosa e propicia o aparecimento de doenças. Os centros de lazer e pontos de ônibus são exemplos de locais de grande concentração de pessoas e como não existem lixeiras suficientes nos locais, todo tipo de materiais descartáveis como: papel, palitos de picolé, garrafas pet, dentre outros, são jogados no chão. A instalação dessas lixeiras favorecerá garantia de uma cidade mais limpa para toda a população”, argumenta Candinho.

Segundo ele, “considerando ainda que a manutenção é impreterível à sobrevivência humana e a sadia qualidade de vida, esta indicação busca solucionar um problema apontado pela população local de modo a garantir um serviço de qualidade por parte do poder público. Desta forma, ciente da preocupação da Secretária Municipal de Obras e Urbanismo com o bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”.

Candinho Gabínio também apresentou indicação solicitando a instalação de bancos e/ou assentos no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Alves, no Residencial Kamel Saad, neste município.

De acordo com ele, “o lazer é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se de momentos que contribuem para a qualidade de vida e, principalmente, para a saúde. Pode servir de descanso, válvula de escape, e pode até ser um momento de construir boas relações, de adquirir conhecimento, fazer algo diferente, de se distrair, etc. Neste contexto o lazer tem o propósito de relaxar, descansar, se distrair, exercer alguma forma de recreação. O fato é que o lazer combate o stress físico, mental e psicológico e são

aliados da boa saúde. As atividades de lazer são formas de divertimento, descanso ou desenvolvimento que podem trazer inúmeros benefícios, que são tão importantes quanto a saúde física. Nesse cenário, consideramos a importância de bancos e/ou assentos que ofereça conforto para pessoas que usufruem do espaço público”, afirmou Candinho.

O parlamentar acrescentou que, “afinal, quem anda, precisa dar uma parada para descansar, para ver mensagens no celular, ou até mesmo para esperar alguém que combinou de encontrar. Ou apenas para apreciar a vida à sombra das árvores da praça. Portanto, diante disto, solicitamos a instalação de bancos no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Alves, no bairro Kamel Saad recentemente entregue a população, para que assim os moradores e frequentadores tenham maior conforto ao desfrutar do espaço. Desta forma, ciente da preocupação da Secretária Municipal de Obras e Urbanismo com o bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”.

Farid Afif reitera pedidos de campanha para limpeza de terrenos e colocação de ecopontos na cidade

O vereador Farid Afif apresentou na sessão ordinária de 5 de outubro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, tr6es indicações em que solicita vários benefícios para a população.

Numa indicação encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho com cópia ao secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dario Honório, e ainda ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso, o parlamentar reiterou pedido feito anteriormente por meio da indicação n° 580/2018, em que solicitou que seja feito a Campanha “LOTES LIMPOS” em nosso município, no sentido de conscientizar os proprietários de terrenos baldios, para que mantenham os seus lotes limpos, sem acúmulo de lixo, entulho, matagal, evitando dessa forma a proliferação do mosquito da dengue, insetos e animais peçonhentos, causadores dos mais diversos tipos de doenças.

Farid explicou que o objetivo principal é atender o anseio da população que não suporta mais ter as suas residências invadidas por animais peçonhentos, fumaça tóxica de queimadas indevidas, fuligens decorrentes dessas queimadas, tudo motivado pelo abandono dos proprietários por seus lotes de terrenos localizados nos mais diversos pontos da nossa cidade”.

Ele acrescentou que “a indicação para que a Campanha “Lotes Limpos” seja realizada no nosso município, tem como um dos principais objetivos, conscientizar os proprietários de terrenos baldios, para que mantenham os seus lotes limpos, sem acúmulo de lixo, entulho, matagal, evitando, dessa forma, a proliferação de insetos e animais peçonhentos, causadores dos mais diversos tipos de doenças, principalmente a dengue. Dessa forma, os proprietários de terrenos baldios que aderirem espontaneamente à Campanha “Lotes Limpos”, além de estarem colaborando para com um meio ambiente sadio, em prol dele próprio e da população, também estará evitando que a Gestão Municipal aplique medidas severas aos mesmos, considerando o lote sujo como uma infração, sujeitando o proprietário a receber notificações e multa”.

O parlamentar entende que, “neste sentido, com a Campanha “Lotes Limpos” , a qual deverá ter tempo determinado de duração, a Administração Pública estará oportunizando aos proprietários de lotes baldios, que executem e mantenham a limpeza desses lotes, sem se sujeitarem ao pagamento das multas e demais medidas

Administrativas e Judiciais cabíveis, resultando num município com o meio ambiente mais saudável, limpo, bonito aos olhos de todos, e, em especial, livre de doenças oportunistas causadas pelos animais peçonhentos e fumaças tóxicas”.

Ecopontos

Farid Afif também apresentou indicação reiterando pedido feito anteriormente por meio da indicação n° 750/2018, na qual foi solicitada que seja feita a implantação de Ecopontos, para coleta de resíduos da construção civil e descarte correto do lixo verde.

“Esta solicitação tem como objetivo disponibilizar pontos adequados para destinação final dos restos de materiais de construção que sobram das obras, pois muitas vezes as pessoas não sabem como fazer o descarte correto e acabam jogando em terrenos baldios. Os Ecopontos poderão receber sobras da construção civil, das podas das árvores, gramados e das limpezas feitas nos lotes e terrenos particulares que os moradores realizam e até mesmo da própria Secretaria de Obras, quando fizerem a limpezas das praças e canteiros centrais”.

O vereador ainda argumentou que “a ideia é que o Município crie, pelo menos, quatro Ecopontos regionalizados, com gerenciamento e responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e do Meio Ambiente. Oferecendo à população locais adequados para o depósito de resíduos, evitando, assim, a degradação e a poluição do meio ambiente, evitando queimadas e a proliferação do mosquito da dengue entre outros. Desta forma, esperamos ser atendidos na solicitação ora apresentada”, disse, na indicação encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho e ao secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e meio Ambiente, Dário Honório.

Asfalto

O vereador Farid Afif ainda apresentou indicação reiterando pedido feito anteriormente por meio da indicação n° 125/2021, onde foi solicitado com urgência que seja feita a pavimentação asfáltica, na rua Pedro Alvares Cabral que interliga os bairros Gui Vilela, Vila Maísa, Jardim Ivone e Kamel Saad.

“A pavimentação é de suma importância para os moradores que residem onde ainda não há o tão sonhado asfalto, valorizando seus imóveis, dando mais qualidade de vida, melhor trafegabilidade aos veículos e pedestres, uma vez que, ameniza os transtornos causados pela ação do tempo, tanto período chuvoso quanto nos períodos de seca, principalmente nesta importante via que interliga diversos bairros de nossa cidade”, declarou o parlamentar.

Vereador José Menino Júnior pede asfalto no Independência e Bosque Ponta Porã

O vereador José Menino Júnior apresentou na sessão ordinária de 5 de outubro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, duas indicações em que solicita à Prefeitura a realização das obras de pavimentação asfáltica na Rua Luminador, localizada no Jardim Independência e na rua Roberto Bueno da Silva, no bairro Bosque Ponta Porã.

Os pedidos foram encaminhados ao prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo Filho e ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso.

Segundo ele, o atendimento aos pedidos feitos nas duas indicações vai proporcionar melhorias nos bairros. “Tenho recebido inúmeros pedidos dos moradores destas ruas que reclamam que a cada dia de chuva piora muito a situação, prejudicando a trafegabilidade dos veículos e também dos pedestres que por ali passam. Deste modo, a melhoria será de grande importância para todos que as utilizam. Solicitamos, pois, tais providências o mais rápido possível”, argumentou José Menino Júnior.

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!