Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

Conflito fundiário entre indígenas e fazendeiros sofre escalada de tensão em Douradina (MS)

Por José Câmara, g1 MS

Focos de incêndio na área de conflito em Douradina (MS). — Foto: Cimi/Reprodução

Focos de incêndio na área de conflito em Douradina (MS). — Foto: Cimi/Reprodução

Há uma semana, indígenas guarani kaiowá e fazendeiros estão em conflito fundiário, na área rural de Douradina (MS), a 191 km de Campo Grande. Neste sábado (20), a tensão no local tem escalado, conforme relatos de representantes dos povos originários e dos produtores rurais.

A área em conflito é chamada de Panambi-Lagoa Rica e já foi delimitada e reconhecida pela União como território ancestral dos povos originários. Os produtores rurais alegam serem proprietários legais da área utilizada para produção de commodities no ramo da agricultura.

⚠️Contexto: o conflito segue desde o dia 13 deste mês, quando um indígena foi baleado na perna por uma bala de borracha. Enquanto indígenas afirmam serem donos ancestrais da área, fazendeiros alegam serem proprietários legais da terra. Polícias Militar e Federal, representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), militares da Força Nacional e promotores do Ministério Público Federal (MPF) estão no local de conflito para manter a segurança e chegar a um acordo entre as partes.

COMPARTILHE AGORA MESMO