ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Conta de luz terá redução média de -1,61% em MS

Por Fernando da Mata, g1 MS — Mato Grosso do Sul

Conta de energia — Foto: JN

Conta de energia — Foto: JN

O valor da conta de luz vai cair para mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras em 74 municípios de Mato Grosso do Sul. A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na manhã desta terça-feira (2), a redução média de -1,61% na tarifa de energia elétrica da Energisa MS.

Conforme a deliberação, o reajuste para alta tensão será de -3,65%, enquanto para baixa tensão – que engloba classes residencial, comercial e rural — o reajuste será de -0,84%O reajuste tarifário anual entra em vigor no dia 8 de abril de 2024.

A presidente do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen/MS), Rosimeire Costa, destacou o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) como principal fator que contribuiu para redução da tarifa de energia elétrica.

“Hoje vamos ter reajuste para reduzir. Isso não acontece há muito tempo. É histórico!”

O voto do relator destacou também dois itens financeiros que mais impactaram no valor negativo do reajuste:

  1. neutralidade dos encargos setoriais, com efeito de -1,26%, dado o crescimento de 7,52% no mercado faturado observado no período de referência;
  2. reversão dos créditos de PIS e Cofins, com efeito de -2,36%, considerando o valor remanescente, de R$ 104,6 milhões, de um total de R$ 433,2 milhões (incluídos os tributos incidentes sobre as operações) aproveitados pela concessionária entre julho/2022 e fevereiro/2024.
COMPARTILHE AGORA MESMO