ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Dia Mundial Sem Tabaco: Antônio João se une ao combate ao tabagismo e busca alternativas sustentáveis

Campanha destaca os riscos à saúde e incentiva o fim dos subsídios do tabaco em prol de culturas mais sustentáveis

No dia 31 de maio, o mundo se mobiliza para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) criada em 1987. A data tem como objetivo conscientizar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, considerado a causa de morte mais evitável globalmente, sendo responsável por uma em cada dez mortes de adultos ao redor do planeta.

A OMS e seus parceiros aproveitam essa ocasião para destacar os riscos à saúde associados ao uso do tabaco em todas as suas formas, desde o cigarro convencional até os dispositivos eletrônicos e o fumo de mascar. A campanha deste ano busca combater os subsídios ao tabaco, propondo o redirecionamento desses recursos para ajudar os agricultores a migrarem para culturas mais sustentáveis, promovendo a segurança alimentar e a nutrição.

Em Antonio João, a conscientização sobre os perigos do tabagismo foi promovida em duas importantes ações. No dia 24 de novembro, o Programa de Saúde na Escola (PSE) foi realizado na Escola Estadual Pantaleão Coelho Xavier, seguido, no dia 25 de maio, por atividades educativas na APAE, Sementes de Luz, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco. A Terapeuta Ocupacional e Coordenadora do programa para cessação do tabagismo no município, Arleyde Pereira Viana, conduziu exposições, exibição de vídeos e diálogos, abordando os diversos danos causados pelo consumo de tabaco, incluindo mais de 7 mil substâncias tóxicas e cancerígenas presentes nos cigarros, associadas a cânceres, AVC, infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, envelhecimento precoce, entre outros males.

O Secretário Municipal de Saúde, Rafael Santos da Rosa, enfatiza o trabalho realizado pelas equipes e destaca a importância de evitar o tabagismo. “Combater o tabagismo é uma prioridade para a saúde pública. Estamos empenhados em oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar, pois reconhecemos que é uma doença causada pela dependência química da nicotina”, ressalta o secretário.

O Prefeito de Antonio João reforça o apoio ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e orienta a população a evitar o tabagismo. “Nossa administração está comprometida em apoiar iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar dos nossos cidadãos. O tabagismo traz inúmeros danos à saúde, por isso é fundamental buscar alternativas e tratamentos para ajudar as pessoas a superarem essa dependência”, destaca o prefeito.

O Programa Nacional de Controle ao Tabagismo articula a rede de tratamento do tabagismo no SUS, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e os governos estadual e municipal. Essa parceria tem como objetivo oferecer tratamento para os pacientes que desejam cessar o vício do tabagismo. Os munícipes de Antonio João que desejarem conhecer o programa ou retornar ao tratamento podem procurar seu Agente Comunitário de Saúde (ACS), sua Equipe de Saúde da Família (ESF) ou a Equipe Multiprofissional de Saúde, que fornecerá todas as informações necessárias para iniciar o tratamento.

Neste Dia Mundial Sem Tabaco, reforçamos a importância de combater o tabagismo em todas as suas formas e incentivamos os fumantes a buscar apoio e tratamento. Juntos, podemos superar esse desafio e construir um futuro livre das consequências devastadoras do tabaco.

Informações adicionais sobre o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo e os serviços disponíveis podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde de Antonio João. Lembre-se: a decisão de parar de fumar é o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável e livre do tabaco.

Com informações Joaz Balbuena Menezes*
Fotos: Luan Fernandes Saldanha – DGC

COMPARTILHE AGORA MESMO