ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Donizete Viaro busca captação de recursos para execução do Projeto Forte Iguatemi em Campo Grande

Reunião na Agência da Caixa Econômica Federal contou com a presença de importantes representantes

O prefeito de Paranhos, Donizete Viaro, acompanhado da Secretária Municipal de Planejamento, Miriam Aparecida Gavilan Jara, esteve na capital do estado, Campo Grande – MS, cumprindo uma agenda com o objetivo de buscar recursos para a execução do Projeto Forte Iguatemi. A reunião ocorreu na Agência da Caixa Econômica Federal e contou com a presença do diretor Carlos Fabio, além de importantes representantes de instituições envolvidas no projeto.

Estiveram presentes na reunião a Presidente da Fapec, Nilde Brum, a Prof. Dra. Maria Margareth Ribas Escobar – coordenadora do Projeto Extensão Forte Iguatemi, o Prof. Dr. Gilson Rodolfo Martins – arqueólogo, Rodrigo Augusto Cardoso Cunha – Coordenador CEF, Carlos Fábio Gomes Damasceno – Gerente CEF e Maurício Faustino Gonçalves – Supervisor CEF. Essa reunião teve como objetivo discutir estratégias e buscar parcerias para a captação de recursos visando a execução do projeto.

O Projeto Forte Iguatemi tem como propósito resgatar a memória e a história do antigo “Forte Iguatemi”, fundado em 1767 por ordem do Governador da Capitania de São Paulo Morgado De Mateus. O local, que foi invadido pelas forças espanholas em 1777 e posteriormente abandonado, será alvo de estudos e ações para divulgação e preservação de sua importância histórica e cultural.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UFMS, FAPEC, Prefeitura Municipal de Paranhos, Caixa Econômica Federal e o Deputado Federal Vander Loubet. Além disso, o projeto contempla a construção de um Portal na entrada da cidade de Paranhos, um memorial e uma Concha Acústica no centro da cidade.

No dia 22 de maio, ocorreu uma reunião no gabinete do Prefeito Donizete Viaro para firmar parceria com a FAPEC. Estiveram presentes neste evento a Presidente da Fapec, Sra. Nilde Brum, os Professores da UFMS: Prof. Dra. Maria Margareth Escobar Ribas Lima – coordenadora do Projeto de Extensão do Forte Iguatemi, Prof. Dr. José Alberto Ventura – coordenador do Curso de Arquitetura, Prof. Dr. Rodrigo Mendes, Prof. Dr. Gilson Rodolfo Martins, Prof. Dra. Juliana Junqueira, Prof. Dra. Victoria Maurício Delvizio, alunos da UFMS. Miriam Aparecida Gavilan Jara, Secretária de Planejamento, Aldinar Ramos Dias, Diretor Presidente do Previpar, vereadora Elizabeth Brites Benites, Presidente da Câmara, Donizete Viaro, Prefeito, também participaram online o Prof. Dr. Elioterio Fachin Dias, da UEMS, assessor do Deputado Vander Loubet, Sandro Mar de Oliveira, alunos da UFMS, além dos servidores da Prefeitura Municipal de Paranhos.

Com esforços conjuntos e parcerias sólidas, o Projeto Forte Iguatemi caminha para a concretização de seu objetivo, trazendo à tona a história e a importância desse patrimônio cultural para a região.

Texto e Fotos : Joaz Balbuena Menezes

COMPARTILHE AGORA MESMO