Duas cidades de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário neste domingo

Municípios de Bandeirantes e Vicentina completam 56 e 34 anos, respectivamente
 Glaucea Vaccari do Correio do Estado*

Duas cidades de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário neste domingo (20).

O município de Bandeirantes celebra 56 anos de fundação, enquanto Vicentina completa 34 anos.

Devido à pandemia de Covid-19, não haverá festividades com presença de público em comemoração as datas.

Bandeirantes

Com população estimada de 6.614 habitantes, o município de Bandeirantes se localiza a 58 km de Campo Grande e é conhecido por ter a mesma padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Conforme os registros históricos, desbravadores se instalaram na região, que era uma fazenda, nos anos de 1881 e 1882, vindo da região de Goiás.

A região foi aos poucos crescendo, com mais famílias fixando morada no território, que se tornou uma colônia.

Em 18 de Janeiro de 1930, pelo Decreto n° 898, o Governo do Estado reservou no lugar denominado Cervinho, de propriedade de José da Rocha Xavier, uma área de 8.702 ha destinada ao povoamento, que foi loteada com a denominação de Colônia Bandeirantes no Distrito de Jaraguari, município de Campo Grande.

Em 1958, foi aprovada a criação do distrito de Bandeirantes, subordinado ao município de Jaraguari.

Em 11 de novembro de 1963 Bandeirantes é oficialmente criada pela Lei Estadual nº 1.947, sancionada pelo Governador Fernando Correa da Costa e em 20 de junho de 1965 é finalmente instalada.

Vicentina

Vicentina se situa próximo a Dourados e Fátima do Sul. A distância entre as duas é de menos de 10 km centro a centro, o que faz com que compartilhem certos serviços, como transporte, por exemplo.

A origem do município de Vicentina está diretamente ligada ao núcleo Colonial de Dourados.

Os primeiros ocupantes eram principalmente migrantes do interior paulista, atraídos pelo solo fértil. O povoado foi crescendo aos poucos.

O distrito foi criado com a denominação de Vicentina, pela Lei nº 2095, de 20 de dezembro de 1963, subordinado ao município de Vila Brasil.

Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

O projeto de lei da criação de Vicentina foi de autoria do Deputado Ivo Cerzócimo, que em conjunto com os demais parlamentares aprovaram por unanimidade.

Em 20 de junho de 1987, foi sancionada a lei n.º 725, que criou o município. Houve então as eleições municipais a 15 de novembro de 1988, sendo o município instalado em 1 de janeiro de 1989.

 

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!