Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

Em 1ª agenda em MS como ministra, Simone Tebet debate futuro para obras estratégicas no estado

Por g1 MS

Ministra falou com a imprensa junto com o governador Eduardo Riedel.  — Foto: GOV-MS - Saul Schramm/Reprodução

Ministra falou com a imprensa junto com o governador Eduardo Riedel. — Foto: GOV-MS – Saul Schramm/Reprodução

Em 1ª agenda oficial como ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, veio a Campo Grande para debater cenários de obras estratégicas para o governo estadual e federal nesta segunda-feira (15). Entre as falas, nenhum anúncio concreto foi feito. Entretanto, Tebet e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), apresentaram futuros para algumas obras estratégicas para o estado.

Entre os assuntos, a ex-senadora de Mato Grosso do Sul e, agora, ministra no governo de Lula (PT), Simone Tebet informou que tem agenda para o próximo mês. junto de Riedel, na Petrobras, para debater os avanços da construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN 3), em Três LagoasOs obras da futura fábrica estão paradas desde 2014.

Simone Tebet destacou que há o impedimento para que a estatal invista em gás natural, o que impossibilitaria a Petrobras concluir a obra neste momento. Na avaliação da ministra, seria necessário, então, mudar a regra. Porém, este cenário, ainda incipiente, deve ficar mais claro no 2º semestre, de acordo com a ministra.

“É uma alegria muito grande poder estar aqui em Mato Grosso do Sul, estar como ministra do Planejamento e Orçamento do Governo Federal. É um ministério meio para que todos os outros ministérios finalísticos possam exercer bem sua missão, portanto é estratégico e no qual ajudamos a planejar o futuro do Brasil”, disse Tebet.

De acordo com a ministra, os investimentos em rodovias, ferrovias, transporte, infraestrutura e logística serão destravados apenas após o lançamento do novo Programa de Aceleração de Desenvolvimento, que será feito no próximo mês.

O novo programa do Governo Federal seguirá três linhas de investimentos em Mato Grosso do Sul: realizados por meio de Parcerias Público-Privadas, concessões e de forma direta, com orçamento público.

“A ministra veio ouvir atentamente as demandas que o estado tem em relação a diversos assuntos na área de meio ambiente, infraestrutura, envolvendo concessões, PPPs (parcerias público-privadas) na área social. É uma discussão importante que envolve saúde, assistência social, direitos humanos, a questão indígena e outros assuntos de interesse do estado, na qual a ministra pode e estará bastante atenta no governo federal para que a gente possa evoluir e resolver equações importantes”, comentou Riedel.

Além dos debates sobre obras e implementações financeiras, Tebet adiantou que estão avançadas as tratativas para recursos que vão garantir a obra de acesso à ponte da Rota Bioceânica, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai). A ministra destacou ainda que foi discutida a importância dos investimentos em infraestrutura, nas BRs 163, 262, 267.

COMPARTILHE AGORA MESMO