Em dia de comemoração, Bioparque Pantanal e Corpo de Bombeiros celebram parcerias

Bioparque Pantanal destaca parceria que garante segurança a servidores e visitantes, por meio de treinamentos e uma base local de atendimento ao público

Neste sábado (2), é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro, profissionais que atuam salvando vidas e preservando bens. No Bioparque Pantanal, a parceria com o efetivo garante a segurança dos visitantes e servidores, além de oferecer treinamentos específicos que agregam na excelência da recepção do público.

Conforme explica a diretora do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, o trabalho em equipe só traz benefícios à população. “Por se tratar de um empreendimento de grande porte, a parceria firmada com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul nos dá segurança no desenvolvimento do nosso trabalho. Todos os dias muitas pessoas passam por aqui e é importante estarmos atentos a segurança de todos”, descreve.

Em reunião com a corporação, Maria Fernanda ressalta que parceria com o Corpo de Bombeiros possibilita troca de experiências

O maior aquário de água doce do mundo recebe por dia cerca de mil pessoas, e para garantir atendimento em caso de acidentes ou qualquer intercorrência, a enfermaria está preparada para o serviço com a presença de um bombeiro militar.

Já em casos de incêndio, a brigada composta por 20 servidores foi treinada por uma equipe do Corpo de Bombeiros e preparada para atuar na identificação e eliminação de riscos e, principalmente, no combate ao fogo.

Uma outra parceria que agrega no serviço de manutenção do aquário é o curso de mergulho que será ministrado para a equipe de manejo dos animais. Parte da equipe já tem o curso, o restante irá fazer nos próximos dias para executar serviços como alimentação de arraias, por exemplo, que recebem comida na boca.

Ainda de acordo com Maria Fernanda, um curso de primeiros socorros será ministrado para os servidores que estão na linha de frente atendendo o público. “Buscamos um atendimento de excelência, queremos que o visitante saia daqui com uma experiência única, e para isso temos que estar preparados para qualquer eventualidade. Não é só a contemplação, é o cuidado com o bem-estar das pessoas”.

Primeiros socorros para servidores do bioparque

Para a coronel Hugo Djan Leite, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, cada vez mais o governo de Mato Grosso do Sul vem mostrando com eficiência e menos custo o oferecimento de um serviço de qualidade a toda a população. “Nossa atuação no Bioparque é essencial para que possamos nos aproximar e mostrar a transversalidade das ações do Estado, onde junto com a gerência do complexo nós providenciamos o treinamento dos funcionários na área de mergulho, realizamos a formação da brigada de prevenção e combate a princípio de incêndio e também de primeiros socorros”, pontua.

Espaço de treinamento
O Bioparque Pantanal oferece ao Corpo de Bombeiros a possibilidade do ambiente para treinamentos de mergulho em ambiente fechado, os tanques são utilizados para pela equipe.

“É muito importante pra gente a aclimatação dos nossos mergulhadores nesse tipo de ambiente, e cada vez mais o Bioparque com os bombeiros são parceiros, estão próximos com uma projeção de uma base nossa no local para atendimento ao público”, destaca.

Educação Ambiental

Mais uma parceria foi firmada entre Bioparque Pantanal e Corpo de Bombeiros, ainda no mês de julho crianças do projeto Bombeiros do Amanhã farão parte do roteiro de visitação com palestras educativas sobre prevenção de queimadas no Pantanal.

“Por ser um espaço também de conhecimento, o Bioparque está aberto para esse tipo de parceria que venha somar na educação das crianças em relação a preservação e reforçar para os adultos as problemáticas das queimadas”, descreve a diretora do complexo.

As crianças do projeto recebem instruções de ordem unida, hierarquia e disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.

Rosana Lemes, Subcom 
Fotos: Divulgação

COMPARTILHE AGORA MESMO
COMENTE AGORA MESMO!