Farmacêuticos recebem homenagem em Ponta Porã

Nivalcir Almeida*

“A gente ajuda a tirar a dor das pessoas. A maior satisfação é ouvir uma pessoa que nós atendemos, dizer que aquele remédio que entregamos curou uma doença ou aliviou a dor intensa. É isto que me faz pensar em continuar trabalhando”, afirma a farmacêutica Marlús Marques, que exerce a profissão há 50 anos.

Marlús é a responsável em atender as mais de 300 pessoas que diariamente vão até a Farmácia mantida pela Prefeitura de Ponta Porã, localizada ao lado do Centro Integrado de Saúde região do bairro Santa Izabel.

Lá os trabalhos são coordenados por outra profissional que também está feliz com a escolha da profissão: a farmacêutica Juliana Manosso.

Marlús faz a entrega dos remédios que são receitados pelos profissionais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. Toda a medicação é entregue de forma gratuita.

“Estou muito feliz exercendo esta profissão há tanto tempo. E nem penso em me aposentar. Para mim é um prazer encontrar pessoas que melhoraram por conta do remédio que entreguei”, afirma.

Marlús e mais de 50 farmacêuticos que atuam tanto nas unidades públicas de saúde como nos estabelecimentos comerciais, receberam uma visita especial nesta sexta-feira. O secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi, acompanhado pela gerente de Vigilância em Saúde, Marina Derzi e pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador, fez uma visita na Farmácia do Município.

O objetivo foi homenagear os profissionais pela passagem do Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro.

De acordo com ele, foi uma homenagem simples, mas pautada pelo reconhecendo da importância destes profissionais para o sucesso das ações desenvolvidas na saúde pública de Ponta Porã.

“A equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador está aproveitando para repassar orientações básicas sobre formas de prevenção a acidentes de trabalho com material biológico. São orientações para que possamos diminuir os casos, bem como registrá-los, com o objetivo de implantarmos medidas que garantam mais qualidade no ambiente de trabalho”, explicou o secretário.

Acredita-se que exista mais de 60 farmacêuticos atuando no município, tanto em unidades de saúde pública, quanto nas 32 farmácias existentes no comércio local. Há estabelecimentos comerciais que possuem até três farmacêuticos.

Legendas das fotos: Prefeitura de Ponta Porã

Foto 01:

Secretário de Saúde, Patrick Derzi, com equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador durante visitas às profissionais que atendem na Farmácia do Município.

Foto 02:

Marlús Marques: 50 anos atendendo a população que busca remédios receitados por profissionais do Sistema Único de Saúde.

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!