ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Faustão passa por transplante cardíaco; procedimento foi realizado ‘com sucesso’, diz hospital

Por g1 SP e TV Globo — São Paulo

O apresentador Fausto Silva passou por um transplante cardíaco neste domingo (27), segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde ele está internado desde 5 de agosto em São Paulo (veja vídeo acima).

De acordo com o hospital, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.

“O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, diz o boletim. 

O apresentador ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, afirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção, que era o apresentador.

Em entrevista à GloboNews, o presidente Associação Transplante de Órgãos, Gustavo Ferreira, explicou como funciona o procedimento após um doador ser encontrado.

“Em toda doação no Brasil, independentemente do órgão, é sempre feita a captação no local do diagnóstico da morte encefálica daquele paciente [doador]. Toda a equipe de transplante é deslocada até o local onde foram feitos o diagnóstico e a autorização pela família”, diz o médico.

“Ali, é feita a cirurgia de captação dos órgãos. E, consequentemente, esses órgãos são transferidos até o local onde estão os receptores.”

Ele completa: “O coração tem um tempo mais curto, entre 4 e 6 horas de tempo de isquemia fria – o tempo entre a retirada do órgão e o implante no receptor, [com] o órgão realmente funcionando”.

Neste domingo, o Ministério da Saúde informou que na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração no país, sete deles no estado de São Paulo. Ainda segundo a pasta, Faustão foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde.

“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”.

COMPARTILHE AGORA MESMO