
Frigorifico JBS – Foto Correio do Estado
Segundo informações extraoficiais que a empresa JBS unidade de Ponta Porã MS vai fechar as portas em alguns dias encerrando suas atividades na fronteira. A empresa frigorifica iniciou seus trabalhos em 27/04/2012. A principal atividade dessa empresa é e Abate de Bovinos e fica localizado na Rodovia Ms-164, S/N, KM 7 Chácara Alvorada.
A informação de que o frigorífico da JBS no município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, irá fechar as portas deixou cerca e 320 trabalhadores daquela indústria apreensivos com o futuro, além dos pecuaristas da região que sofrem com a fecha de diversas unidades!
A empresa já tinha dado três meses de férias coletivas para seus trabalhadores e nesse período começou a circular o rumor que a indústria não mais voltaria a operar.
Essa planta da JBS tem como atividade o abate de bovinos e além dos trabalhadores, os fornecedores de bois da região de fronteira também devem ser afetados. A JBS tinha dado férias coletivas de quase três meses para seus colaboradores e nesse período aumentou os rumores que o frigorifico, um dos mais fortes do Brasil iria fechar e o risco de demissão em massa iria ocorrer. Cerca de 320 pessoas vão ficar sem empregos.
Para Fábio Bezerra, presidente do Sindmassa/MS (sindicato que representa trabalhadores do setor de alimentação de 35 municípios do estado), é mais um fechamento que afeta os trabalhadores do estado, num setor que recebe grandes incentivos com dinheiro público, seja através de isenção fiscal, infraestrutura e financiamento. “Esses incentivos tem que ter contrapartidas ou fica só um lado sendo beneficiado, o dos empresários, enquanto os trabalhadores perdem e o próprio estado, que deixa de arrecadar,” diz.
O site Brasiguaios divulgou inclusive um áudio que seria o informe sobre o fechamento, que pode ser acessado pelo link abaixo: Milhares de animais ficaram sem ser abatidos na região A paralisação da compra de animais e também do abate não tem data para terminar – se é que que vai terminar. As unidades sul-mato-grossenses da JBS ficam nas cidades de Campo Grande (2 unidades), Dourados, Cassilândia, Ponta Porã, Nova Andradina e Naviraí. Segundo a empresa, os 15 mil funcionários afetados pela paralisação receberão seus salários normalmente até que o caso se resolva. Juntas, essas 7 unidades abatiam 6 mil animais por dia. A cada semana que esses frigoríficos ficarem fechados, 42 mil animais deixarão de ser mortos lá. A cada mês, 180 mil. Se a paralisação persistir por 3 meses, mais de meio milhão de animais serão poupados.
Posicionamento da JBS A JBS decidiu concentrar a produção de carne bovina em suas demais unidades no estado do Mato Grosso do Sul. Aos colaboradores que trabalham na planta de Ponta Porã, a companhia abriu a possibilidade de transferência para as unidades de Anastácio, Naviraí e Nova Andradina, oferecendo uma ajuda de custo para a mudança. A Companhia tem prestado toda a assistência necessária, seguindo a legislação vigente.
Com informações Compre Rural e BrasiguaioNews*




