Governo e Sanesul inauguram ETE, rede coletora e ligações de esgoto em Laguna Carapã


A entrega das obras foi feita pelo diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, durante ato público com a participação do prefeito Ademar Dalbosco, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, obedecendo ao protocolo de biossegurança por causa da pandemia da Covid-19.
Escrito por ACOM/SANESUL

O governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), inaugurou na manhã desta quinta-feira (23) obras como parte da “Rota do Saneamento” que visa à expansão do sistema de esgotamento sanitário no município de Laguna Carapã, localizado ao Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

A entrega das obras foi feita pelo diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, durante ato público com a participação do prefeito Ademar Dalbosco, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, obedecendo ao protocolo de biossegurança por causa da pandemia da Covid-19.

Foram inauguradas uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), rede coletora e ligações domiciliares.

Durante a solenidade, também foram entregues 372 ligações domiciliares de esgoto, uma estação elevatória de esgoto bruto, 10km de rede, e demais obras complementares do sistema.
Essas obras foram realizadas com recursos próprios da companhia de saneamento valor de R$ 4.130.416,79.

Os investimentos fazem parte de compromisso assumido pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que têm percorrido o Estado levando infraestrutura e outros serviços aos municípios do Estado.

CERIMÔNIA 

O presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Oliveira, disse ser um dia muito especial e de agradecimento receber uma obra de tamanha importância como a Estação de Tratamento de Esgoto de Laguna Carapã, sabendo que mais de 50% dos municípios do Brasil não têm acesso a esse tipo de investimento.

“Quero parabenizar ao diretor Waltinho Carneiro e toda equipe da Sanesul pelo comprometimento e seriedade à frente dessa empresa”, disse vereador, ao citar ainda o apoio que o município teve durante o mandato dos diretores da empresa de saneamento, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, hoje deputado estadual, e Luiz Rocha.

Presente ao ato público, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) afirmou que quem investe em saneamento, investe em saúde preventiva, lembrando obras de saneamento do governo e da Sanesul pode ser vistas em todos os municípios.

“Esses investimentos estão ocorrendo aqui em Laguna, em Caarapó, e em todo Estado. Dourados, por exemplo, tem um grande investimento. O Governo está procurando cumprir uma meta nesse setor, que no Brasil está muito atrasado, que é levar aos municípios 100% de saneamento”, acrescentou o democrata, ao destacar o empenho do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) rumo a universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul.

O prefeito Ademar Dalbosco enalteceu o trabalho do ex-prefeito e ex-diretor da Sanesul, Luiz Rocha, presente ao evento, durante as articulações para os investimentos na área de saneamento em Laguna Carapã.
“Esse trabalho de preparação dessa obra não é um fato e nem uma tarefa simples. Hoje, graças a Deus, no meu governo, estamos colhendo um fruto que alguém plantou nesse município”, destacou Dalbosco, ao agradecer os investimentos ao diretor-presidente Walter Carneiro Júnior.

Em seu discurso, o diretor-presidente da Sanesul lembrou que a companhia desenvolveu, durante a gestão de Luiz Rocha, 42 projetos de investimento para o mesmo número de municípios e a Sanesul contratou R$ 460 milhões em financiamento.

“Estamos executando essas obras pelo Mato Grosso do Sul. Hoje, aqui em Laguna, nós estamos com a segunda etapa de implantação, 25 quilômetros de rede pela cidade. Estamos executando fruto desse financiamento que a companhia contratou e que vai dar oportunidade de já no fim de 2022 nós teremos entre 70% e 75% de área de cobertura aqui em Laguna”, previu.

Walter Carneiro Júnior reafirmou o compromisso do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) com a meta de universalização do esgotamento sanitário, permitindo com isso que Mato Grosso do Sul esteja na vanguarda das exigências do novo Marco Legal do Saneamento no país.

Participaram ainda da cerimônia, entre outros, o deputado estadual Renato Câmara (MDB), o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, e os diretores da Sanesul, André Luis Soukef Oliveira (Administração e Finanças), Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente) e Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações).


COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!