Hospital, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é o único 100% SUS a obter certificação no Mato Grosso do Sul e está na lista das melhores UTIs do Brasil
O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa 30 anos de fundação e mantém reconhecimento nacional a partir da conquista de certificações inéditas para o Mato Grosso do Sul. A unidade atingiu e manteve o Nível 2 pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA), metodologia que define padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente, e figura como o único hospital 100% SUS da rede estadual a garantir a certificação. Além da conquista, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto fidelizou o selo UTI Top Performer ao entrar para a lista de melhores UTIs brasileiras com performance nos parâmetros mortalidade hospitalar e utilização de recursos. A honraria é concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Epimed Solutions.
Nesta semana a unidade recebeu visita de profissionais do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), órgão responsável por fiscalizar e manter o processo de acreditação hospitalar via Organização Nacional de Acreditação (ONA). Após dois dias de apresentações e avaliações realizadas, o hospital garantiu a manutenção do selo de Acreditação Nível 2.
Letícia Carneiro, diretora-geral da unidade, destaca a evolução do trabalho. “É nítido perceber o grau de evolução de cada colaborador neste processo que teve início no ano de 2021 e até hoje está sendo mantido graças ao empenho e colaboração de cada um”, pontuou.
Como funciona a avaliação ONA – A visita de manutenção da ONA é realizada de 8 em 8 meses. Cada setor é responsável por apresentar seus respectivos indicadores para os avaliadores, que apontam questionamentos e debatem possibilidades de melhorias para que a unidade alcance, futuramente, o próximo nível da Acreditação.
Para conseguir a Acreditação nível 1, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto cumpriu 70% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Foram avaliados 698 itens em todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O Nível 2 Acreditado Pleno foi conquistado após a unidade cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
UTI Eficiente – Idealizada em 2010, a iniciativa ‘UTIs Brasileiras’ tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, com intenção de melhorar o cuidado dos pacientes críticos no País. A ação estimula ainda o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulto e pediátricas e, com isso, busca aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil.
A lista de hospitais com as UTIs que foram contempladas pela AMIB e a Epimed Solutions com o selo de UTI “Top Performer” não é um ranking, uma vez que recebem a distinção aquelas que, no último ano, tiveram performance no grupo do melhor tercil, abaixo de 33,3% (as UTIs são divididas em três tercis: melhor desempenho, médio e pior) em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.
Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, reforça o compromisso da instituição frente à unidade e cumprimenta os profissionais. “O Hospital Dr. José de Simone Netto é grande referência para nós do Instituto Acqua. A população merece o melhor e, certamente, se não fosse a dedicação, conhecimento e empenho dos profissionais, não teríamos sucesso. Parabenizo cada um que ajuda a transformar a unidade em modelo hospitalar público. Esse esforço garante, como já foi demonstrado, um trabalho focado na qualidade. É um orgulho ver este hospital conquistando a Acreditação ONA e também o reconhecimento da AMIB como uma das melhores UTIs do Brasil”, pontua o gestor.
Alimentação saudável – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto também conta com o certificado “Green Kitchen”, programa que tem como objetivo promover refeições puras e sem adição de produtos químicos e hormônios, tornando o alimento natural para o organismo humano. No Mato Grosso do Sul, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto é o primeiro entre entidades públicas e particulares a conseguir o selo de sustentabilidade nacional do Green Kitchen.
O Green Kitchen é um programa idealizado em 2008 pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), cujo objetivo é reconhecer o trabalho sustentável desenvolvido por instituições que recebem o certificado atestando qualidade e sustentabilidade em seu estabelecimento. A ideia é diminuir impactos ao meio ambiente, uma vez que o restaurante com o selo ‘green’ oferta ao seu cliente pratos com sabores naturais, sem uso de aditivos artificiais que possam causar indigestão, desconforto e até mesmo reações alérgicas. Outro objetivo do ‘green’ é a “alternativa natural” como manter o ar limpo em seu estabelecimento e a preparação dos alimentos com água filtrada, garantindo ainda mais qualidade da alimentação.
Humanização – Como parte da política administrativa do Instituto Acqua, a Humanização é adjetivo no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto. Durante os últimos cinco anos, destacam-se os acolhimentos, serviços de parto humanizado, visitas assistidas por familiares e ações voltadas para o bem-estar do paciente. “Temos uma grande contribuição do serviço social da unidade que atua em conjunto com o núcleo de psicologia e a comissão de humanização hospitalar para garantir um atendimento de qualidade para o nosso paciente”, destaca Leticia Carneiro, diretora-geral.
Práticas de pré-parto, parto e pós-parto, além de rodas de conversa sobre diversos temas, métodos não-farmacológicos para alívio da dor, entre outras ações, integram modelo administrativo que prioriza cada paciente e acompanhante.
Pronto-Socorro, UTI e internações – Com atendimento potencializado pela entrada do projeto “Lean nas Emergências”, que prevê diminuir o tempo de atendimento no Pronto Socorro da unidade.
Outra referência é a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 20 no total; no mês de outubro de 2022 foi concluída a reforma da UTI-B, garantindo melhor atendimento ao usuário. “A chegada da UTI-B contribuiu para potencializar o nosso atendimento, e nos tornarmos cada dia mais um hospital modelo dentro do estado”, conta Leticia Carneiro.
Assistencial, CCIH, NEP e SESMT – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto se destacou também pelo atendimento assistencial. Sob responsabilidade das equipes de Assistência Social e Psicologia foram realizadas diversas visitas assistidas, acompanhamentos para colaboradores e pacientes na parte de saúde emocional e também auxílio para pacientes que chegam no hospital em situações de vulnerabilidade.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) também realizou grandes ações durante os últimos anos. Foram treinamentos, palestras e capacitações aos colaboradores como práticas de aprimoramento hospitalar. A CCIH trabalha em conjunto com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica.
As educações permanentes figuraram em destaque durante estes cinco anos. O trabalho coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente Ensino e Pesquisa (NEPEP) é realizado de maneira semanal com palestras abertas a todos os colaboradores, e durante o dia com treinamentos específicos em cada setor. Ao todo, mais de 630 palestras destacaram campanhas como “Abril Verde, Outubro Rosa, e Novembro Azul.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) também realizou diversos eventos na unidade, como a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) e a eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes). O SESMT também atua na notificação de acidentes de trabalho e zela pelo bom andamento do trabalho.
Pandemia de Covid-19 – O hospital foi referência para casos de Covid-19 e contou com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade, naquele período, adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área havia equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores e respiradores. O hospital também criou um comitê de crise com o intuito de atualizar a equipe multidisciplinar, conduzir estratégias e protocolos para otimizar o atendimento e conter a disseminação do vírus. O comitê foi presidido pelo médico infectologista Pablo Custódio, e contou com médicos e enfermeiros que realizaram centenas de capacitações. Como complemento à atuação diante da pandemia, o Hospital Dr. José de Simone Netto ainda contou em suas dependências com a instalação de Hospital de Campanha com 40 leitos clínicos de enfermaria/observação equipados com todo suporte de tratamento, inclusive oxigênio. Mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram instalados – todos equipados com ventiladores mecânicos, desfibriladores, carrinhos de urgência, central de monitoramento, monitores multiparâmetro e suporte avançado de vida.
Histórico – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto foi construído em 1993 para suprir a demanda local, uma vez que a antiga unidade de saúde (Hospital Santa Isabel) já não atendia a necessidade do município de Ponta Porã. No período da inauguração, contava com gestão compartilhada – administração municipal e contratualização com o Estado.
Em agosto de 2016, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto registrou contrato que oficializou a implantação de uma Organização Social de Saúde para dar continuidade à gestão. Em 2019, houve a ruptura com a organização e o hospital passou a ser gerenciado pelo Instituto Acqua, organização com 25 anos de existência e que administra 40 unidades de saúde pelo Brasil.
Estrutura atual – A unidade oferece atendimento de urgência e emergência, ambulatorial, internação e cirurgias nas especialidades de clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia obstétrica e clínica pediátrica. Possui, ainda, ampla estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico. Atende população de mais de 210 mil habitantes dos oito municípios da região Sul do Estado. Conta com 121 leitos, sendo 10 destinados a cirurgia geral, 19 para ortopedia e traumatologia, 32 leitos para clínica geral, 17 de obstetrícia, 3 para ginecologia, 4 psiquiatrias e 26 leitos para a pediatria. Também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e possui 700 profissionais.