ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Inaugurada a última etapa da obra física do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco

O evento realizado na cidade de São José de Piranhas, na Paraíba, faz parte da Jornada das Águas

Inaugurada a última etapa da obra física do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco

Cerimônia de inauguração da obra do trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. – Foto: Isac Nóbrega/PR

No quarto dia da Jornada das Águas, nesta quinta-feira (21), foi inaugurada a última etapa da obra física do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro. O evento ocorreu na cidade de São José de Piranhas, na Paraíba. A integração do São Francisco vai levar água de qualidade para milhões de brasileiros que sofrem com a seca.

O trecho inaugurado tem oito quilômetros de extensão entre os reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB). O investimento federal na estrutura foi R$ 49,7 milhões.
Agora, 13 anos após o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos, o Leste e o Norte, estão concluídas.

“Esta obra que está aqui começou lá atrás, com Dom Pedro, passou por vários governos, mas estava parada há muito tempo. Nós resolvemos. Juntei os ministros e falei, a nossa prioridade é concluir obras, até porque é mais barato, e essa obra concluída ela acaba gerando benefício e riqueza. Obra parada gera apenas prejuízo. Estamos aqui hoje inaugurando mais um trecho da transposição do São Francisco”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.

Segurança hídrica para o Nordeste

A Jornada das Águas, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, teve início na segunda-feira (18), em São Roque de Minas (MG), onde fica a nascente histórica do Rio São Francisco, e vai percorrer os nove estados do Nordeste até o próximo dia 28.

Ao longo da Jornada ocorrerão anúncios e entregas de obras de infraestrutura hídrica, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento e irrigação, além de apoio ao setor produtivo e aos municípios.

Eixo Norte

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, 3 estações de bombeamento, 15 reservatórios, 8 aquedutos e 3 túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estavam concluídas, restando apenas os oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos, inaugurados hoje.

A expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Integração do Rio São Francisco

O projeto tem como objetivo levar água de qualidade para 12 milhões de brasileiros de 390 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

O empreendimento hídrico é composto por dois eixos de transferência de água: o Norte, com 260 quilômetros de extensão, e o Leste, com 217 quilômetros. As estruturas captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.

COMPARTILHE AGORA MESMO