ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Judoca de 18 anos de MS, Aléxia Nascimento ganha ouro no Pan-Americano Júnior sub-21

Por Redação do GE

Aléxia no lugar mais alto do pódio em Cali, na Colômbia — Foto: Fundesporte/Reprodução

Aléxia no lugar mais alto do pódio em Cali, na Colômbia — Foto: Fundesporte/Reprodução

A judoca Aléxia Vitória Nascimento, de 18 anos, sagrou-se bicampeã pan-americana de judô pela classe júnior (sub-21), neste sábado (14), em campeonato disputado em Cali, na Colômbia.

A disputa do Campeonato Pan-Americano Júnior significou o retorno da judoca às competições, em razão dos efeitos da pandemia de Covid-19. Aléxia integrou a equipe de apoio ao time Brasil que disputou as Olimpíadas de Tóquio e conseguiu desenvolver um judô de alto nível na Colômbia, conquistando o ouro na categoria até 48 kg.

A atleta de Mato Grosso do Sul começou a competição direto nas quartas de final, derrotando a venezuelana Maria Gimenez por ippon no golden score (tempo extra no qual vence quem pontuar primeiro), aos 14 min39s. Na semifinal, bateu Nemesis Candelo, do Panamá, também no golden score, com 2min44s. A final foi brasileira e Aléxia superou a carioca Rafaela Chagas Batista no tempo normal.

Em 2019, no mesmo Pan, só que pela classe cadete (sub-18), a sul-mato-grossense trouxe a medalha dourada com apenas 16 anos de idade, também na categoria de peso até 48 kg. Com o ouro na sub-21, Aléxia está classificada à primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, que também terão Cali como cidade-sede, de 25 de novembro a 5 de dezembro deste ano. Os campeões do torneio na terceira maior cidade colombiana estarão garantidos nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile.

COMPARTILHE AGORA MESMO