ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Lula propõe compra de terras para reparar indígenas guarani-kaiowá em MS: ‘recuperar a dignidade’

Por José Câmara, g1 MS

Lula e Riedel em Campo Grande. — Foto: Governo federal/Reprodução

Lula e Riedel em Campo Grande. — Foto: Governo federal/Reprodução

Lula não perdeu tempo e propôs uma parceira ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), durante evento, em Campo Grande, nesta sexta-feira (12). Diferente da agenda, o presidente fez a proposta para que o estado e a União se unam para comprar terras e destinar aos indígenas Guarani-Kaiowá, em Dourados (MS).

No evento que marcou o 1º embarque de carne bovina brasileira para China de um frigorífico recém-habilitado a exportação ao país asiático, Lula relembrou do drama sofrido pelos indígenas que vivem acampados às margens das rodovias de Dourados, 2ª maior cidade de Mato Grosso do Sul.

“Vamos comprar em sociedade uma terra pra gente salvar aqueles guaranis que vivem na beira de Dourados. Eu quero lhe dizer que se você encontrar as terras para que a gente recupere a dignidade daquele povo, o governo federal será parceiro na compra e no cuidado para que eles voltem a viver dignamente. O que não pode é ficar na beira da estrada”, firmou Lula.

Em resposta, Riedel sinalizou com a cabeça positivamente e, logo após, os dois políticos se abraçaram. Dourados possuí uma das maiores reservas indígenas urbanas do Brasil. Entretanto, os povos originários vivem em situações precárias e expostos à problemas sociais de todos os tipos.

Durante uma das últimas ondas de calor em Mato Grosso do Sul, crianças das comunidades Bororó e Jaguapiru, em Dourados, fizeram vídeo implorando por água e o registro repercutiu nas redes sociais. A falta do recurso hídrico é recorrente na reserva. Veja o vídeo acima.

Lula e Riedel sinalizaram positivamente para a pauta das terras. Entretanto, não há horizonte próximo para aquisição dos locais e nem processo público para a compra das propriedades. Vamos comprar a fazenda e fazer o que for necessário para dar aqueles indígenas o direito à defesa que perderam por falta de trato”, disse Lula.

Terra citada por Lula é local de conflito

Indígenas guarani-kaiowá em Dourados — Foto: Cimi Regional

Indígenas guarani-kaiowá em Dourados — Foto: Cimi Regional

COMPARTILHE AGORA MESMO