Municípios da região oeste de MS sofrem com fortes chuvas; defesa civil emite alerta

Por José Câmara, G1MS

A semana foi de chuvas intensas em alguns municípios da região oeste de Mato Grosso do Sul. Em razão das condições climáticas já registradas e das estimadas para os próximos dias, a Defesa Civil está observando com atenção as cidades de Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Bonito, Coxim e Miranda.

Segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (20), pelo instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (ImaSul), estão em nível de alerta os rios Taquari (4,57 metros), Aquidauana (6,03 metros) e Miranda (7,60 metros). Todos com metragem acima do normal em 5%.

Nioaque

Defesa civil utiliza barco para ver os estragos ocasionados pela chuva em Nioaque. — Foto: Ascom prefeitura de Nioaque/ Divulgação

Após intensas chuvas no município, famílias desalojadas já estão voltando para as casas que ficaram alagadas pelas águas do rio Nioaque, onde o leito ficou nove metros acima do normal. Em razão das fortes chuvas, a defesa civil informou que 51 famílias ficaram desalojadas. Algumas ainda estão abrigadas em um ginásio, no centro da cidade.

Aquidauana

O rio Aquidauana, nesta quinta-feira (21), está em 6,50 metros, mais que o dobro da média, que é de 3,30 metros. O nível atual se aproxima a um possível transbordamento. Nos últimos dias choveu cerca de 50 milímetros na região, segundo os dados meteorológicos.

Bonito

 

Rio Miranda com volume de água acima do normal — Foto: Governo do estado/Divulgação

Rio Miranda com volume de água acima do normal — Foto: Governo do estado/Divulgação

Mais especificamente no distrito de Águas do Miranda, em Bonito (MS), em apenas um dia, o número de famílias desabrigadas subiu de quatro para 15. Por causa da cheia, o rio Miranda avançou aproximadamente 50 metros, alagando duas ruas e três travessas.

Na região ao entorno do município, choveu cerca de 100 milímetros nas últimas 24 horas. Equipes de monitoramento estão acompanhando, diariamente, a movimentação das águas do rio. Nesta sexta-feira (22), a comunidade do distrito fará um mutirão de limpeza para evitar que as águas da chuva levem lixo para o leito do rio.

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!