“O nosso foco é a vacina”: ressalta presidente do Comitê Prosseguir, Eduardo Corrêa Riedel

O presidente do Comitê Gestor do Programa Prosseguir, secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, destacou durante a coletiva de imprensa, formato híbrido, desta quarta-feira (29) que ainda não é o momento para o debate em relação ao passaporte de vacinas para os eventos. “O foco está na vacina”.

Na live, Riedel reforçou ainda que considera a decisão é do Comitê Gestor e que fatores como o avanço da vacinação foram tomados em conta. “O passaporte tem sido usado em algumas cidades como alternativa para proteger o coletivo, mas o momento agora é de focar na vacinação”.

Outro tema abordado foi a volta às atividades escolares, de forma 100% presencial, dos 205 mil estudantes atendidos pela Rede Estadual de Ensino (REE), a partir desta segunda-feira, dia 04 de outubro.

“Neste período de dois meses, a Rede Estadual de Ensino não registrou surtos de Covid-19 nas nossas escolas. Registramos somente casos pontuais, que resultaram no isolamento – mesmo quando eram apenas casos suspeitos – em conformidade com o Protocolo adotado pela REE”, destacou o secretário de Estado de Educação em exercício, Édio Castro.

Riedel relatou que o retorno às aulas representa um marco importante para volta à normalidade e, aproveitou a oportunidade, para parabenizar e agradecer o empenho dos profissionais da educação no período pandêmico. “Um dos momentos mais difíceis da pandemia foi fechar as escolas para conter a propagação do vírus. Vivemos agora este momento de trazer todos, de volta, às salas de aulas. Neste intervalo, parabenizo os professores por tanta dedicação e esforço”.

*Novas Bandeiras*

No novo bandeiramento do Prosseguir 18 municípios foram classificados na bandeira vermelha, 29 na laranja, e 32 na amarela e nenhuma cidade na bandeira verde e nem bandeira cinza (grau extremo). As novas definições do programa levam em conta a análise de indicadores da semana epidemiológica 39, com recomendações até o dia 13 de outubro.

Comparando com a semana anterior, 42 municípios permanecem na bandeira, 18 progrediram e 19 regrediram.

Elencada como grau tolerável, a bandeira amarela, que propõe o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco, estão Alcinópolis, Angélica, Aral Moreira, Bandeirantes, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Corguinho, Corumbá, Douradina, Fátima do Sul, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Miranda, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.

Pela classificação laranja do Prosseguir, que recomenda atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, estão: Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Brasilândia, Camapuã, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Glória de Dourados, Itaporã, Itaquiraí, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

No grau alto, categorizado pelo mapeamento vermelho e que recomenda apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, estão: Amambai, Anastácio, Antônio João, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Negro, Rio Verde MT, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Vicentina.

*Sobre o Prosseguir*

O Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR) foi criado com objetivo de estruturar um método baseado em dados, informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19 em nosso Estado.

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!